Comemoração

Significados de bodas de rubi

Quantos anos se comemora bodas de rubi e qual o significado desse nome? Essas são algumas das dúvidas mais comuns entre as pessoas, uma vez que de um lado afirma-se que são 40 e de outro 45 anos. Mas afinal, qual é o tempo correto?

Para quem ainda não sabe, bodas de rubi comemora os 45 anos de matrimônio de um casal. Ao contrário do que alguns acreditam, as quatro décadas de casamento são festejadas com as bodas de esmeralda. Já o significado do termo tem relação a cor e a durabilidade da joia.

Mas assim como outras bodas, as de rubi também merecem uma comemoração a parte. Por isso, é preciso pensar em decoração, bolo, vestido e lembrancinhas.

Além disso, deve-se estar atento as sugestões de presentes para que o casal possa dar um ao outro. Sem contar nas belas mensagens e discursos que são típicos de cerimônias como essas.

Afinal, qual o significado das bodas de rubi?

Em primeiro lugar, o rubi possui uma cor vermelha muito forte. Essa cor está sempre atribuída à cor da paixão. Logo, um romance que dura 45 anos provavelmente possui muito desse sentimento.

Coração de rubi
Bodas de rubi comemora 45 anos de matrimônio (Foto: depositphotos)

Além disso, entre os materiais da natureza o rubi é um dos mais duros. Por isso é conhecido pela resistência que possui. Assim, fazendo uma analogia com o casamento, aos 45 anos de união o amor dessas pessoas está mais fortalecido e resistente.

Por essas razões, quatro décadas e meia são entendidas como um tempo ideal para um casamento fortalecido. Com isso, o casal está mais maduro com relação a vida, ao amor e ao relacionamento a dois.

Outro ponto que se deve destacar é que geralmente quanto mais tempo de casado, mais resistentes são os materiais atribuídos às bodas. Enquanto 45 anos são bodas de rubi, 60 anos de união comemora-se bodas de diamante, uma joia ainda mais dura que a primeira.

Como comemorar 45 anos de casados?

Existem diversas formas de se comemorar 45 anos de casados. A primeira delas e a escolhida por muitas pessoas religiosas é a renovação dos votos de casamento.

Nesse sentido, escolhe-se uma igreja da preferência do casal. Geralmente, a selecionada é a mesma de 45 anos atrás. Em seguida, marca a data juntamente com o padre e a paróquia, para realizar a cerimônia que assemelha-se com um casamento.

No entanto, a renovação dos votos serve para relembrar as promessas feitas no passado. É um momento no qual o casal retoma o compromisso do matrimônio e fortalece o amor.

Além da cerimônia, essa data especial pode ser comemorada com uma viagem internacional ou para algum lugar que o casal sempre quis visitar. Viajar é sempre uma ótima experiência, principalmente se for ao lado da pessoa que você ama.

Outra ideia é fazer um jantar intimista, apenas para o casal de pombinhos. Esse encontro pode ser em casa mesmo à luz de velas ou em um restaurante que agrade ambos.

Também pode ser uma ótima oportunidade para reunir a família e os amigos mais próximos para comemorar as bodas de rubi. Mas seja um almoço ou um jantar, uma festa assim precisa de organização com relação a bolo, vestido, lembrancinhas, mensagens e claro, um presente ideal para o amor da sua vida.

Veja tambémDecoração para bodas de rubi

Sugestão de presente para bodas de rubi

Então, vamos começar pelo presente ideal para ser dado nas bodas de rubi. Como são 45 anos de casados, o presente deve ser especial assim como a data.

Entretanto, a dica no geral é sempre levar em consideração o quanto você conhece o parceiro ou a parceira. Afinal são quatro décadas e meia juntos, você certamente conhece o seu amor mais que ninguém.

Mas algumas dicas no caso das mulheres são: uma joia semelhante ou igual ao rubi ou um álbum com todas as fotos de vocês ao longo desses anos. Já para os homens, você pode presenteá-lo com uma gravata ou relógio.

Bolo

Nas festas de comemoração dos 45 anos de casados é comum ter um bolo, que além de enfeitar a festa também é servido aos convidados. Por isso, é importante que esse doce esteja harmônico com a decoração escolhida, geralmente nas cores branco e vermelho.

Bolo de bodas de Rubi
Bolo de andar combinando com as cores da decoração (Foto: Reprodução | Instagram/decoracaoeventosintimistas)
Bolo vermelho e amarelo
Outro exemplo de bolo que é harmônico com a decoração que além do vermelho e branco abusa do amarelo (Foto: Reprodução | Instagram/dicasdifesta)
Bolo branco
Um modelo de bolo mais simples, porém com toda delicadeza para comemorar as bodas de rubi (Foto: Reprodução | Instagram/nacocina)
Bolo dourado
Misturar dourado e vermelho pode ser uma excelente escolha (Foto: Reprodução | Instagram/mirian_cafeebolo)

Veja também: Bolos para bodas de rubi

Vestido para comemorar 45 anos de casados

A escolha do vestido também é um item importante na festa das bodas de rubi. Além de estar elegante, a mulher deve estar confortável para se sentir bem e transparecer isso para os convidados. A seguir você confere alguns modelos em tonalidades ideias para um evento assim:

Dois vestidos vermelhos
A cor do rubi pode transparecer nos vestidos, mas escolha o modelo que mais combina com você (Foto: Reprodução | Instagram/lojadalla)
Vestido dourado
Dourado também é uma ótima pedida para comemorar os 45 anos de casados (Foto: Reprodução | Instagram/maisbela.vestidos)
Vestido róseo
Esse tom de marsala vai cair como uma luva para um evento como esse (Foto: Reprodução | Instagram/maisbela.vestidos)
Vestido rosa
O rosinha é outra tonalidade que pode ser bem-vinda na festa de bodas de rubi (Foto: Reprodução | Instagram/maisbela.vestidos)

Lembrancinhas para bodas de rubi

Lembrancinha chocolate
Caixinha personalizada com bombons dentro é uma ótima dica de lembrancinha (Foto: Reprodução | Pinterest)
Vaso de planta
Com uma fita vermelha para decorar, um vasinho com planta é uma ótima dica para lembrança pós-festa (Foto: Reprodução | Pinterest)
Vaso de rosas
Outro exemplo de lembrancinha com vaso, mas dessa vez com plantas artificiais feitas de eva (Foto: Reprodução | Pinterest)

Veja também: Lembracinhas para bodas de rubi

45 anos de casamento: Mensagens para ler nas bodas de rubi

“A palavra orgulho talvez não seja suficiente para externar o meu sentimento ao olhar para trás e ver tudo o que nós já construímos juntos. Nossa família e nosso amor sempre foram propulsores para superarmos nossas dificuldades. Eu amo você, amo nossa história, amo tudo o que edificamos nesses 45 anos de casados. E que venham mais!”

“Quatro décadas e meia de amor. Quatro décadas e meia de dificuldades superadas. Quatro décadas e meia de carinho. Quatro décadas e meia de discussões resolvidas. Quatro décadas e meia de família.

Passar todo esse tempo ao seu lado foi um verdadeiro privilégio na minha vida. Me alegro só de lembrar do dia que eu lhe conheci, no dia em que dissemos sim um para ou outro e de todas as maneiras que conseguimos encontrar para estarmos comemorando hoje.

Saiba que sou a pessoa mais feliz desse mundo, pelo simples fato de passar 45 anos da minha vida com você. Por isso espero que a cada ano possamos repetir essa mesma data com tamanha alegria. Amo você!”

“Primeiro, começo dizendo o quanto amo você e o quanto minha vida ganhou significado a partir do momento em que decidimos seguir esse caminho juntos.

Segundo, quero agradecer por ter me ensinado muitas coisas sobre essa vida e por ter deixado que eu lhe ensine também. Agradeço por ter me ouvido, enxugado as minhas lágrimas e acompanhado os meus sorrisos.

Termino dizendo o quanto você é especial para mim, desde do primeiro encontro e beijo. Há 45 anos eu sabia que tinha encontrado a pessoa certa, aquela que estaria ao meu lado em qualquer momento. Eu amo você!”

Bodas de rubi: faça a sua

Agora que você já sabe o que significa bodas de rubi e quantos anos se comemora nessa data, está na hora de preparar a sua própria festa. Com organização nas lembrancinhas, vestido, bolo e mensagens, vocês podem celebrar tranquilos os 45 anos de casados.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *