Casamento Decoração

Decoração para casamento na praia

Você sonha com uma decoração para casamento na praia, mas não tem muitas referências? Pode ficar tranquila(o), aqui você vai conhecer as maiores tendências e as ideias mais autênticas para um casamento lindo à beira mar!

Se casar na praia é o sonho de muitos noivos! Tudo na praia parece mais bonito e especial. O visual, o ambiente, clima e até mesmo o som das ondas do mar. Tudo parece ideal, sendo assim um dos locais favoritos dos casais para declarar o amor nesta linda celebração.

Nesse post você encontrará um montão de ideias e dicas de como realizar um casamento da praia perfeito. Verá também as principais vantagens e desvantagens desse tipo de casamento. Por isso, fique ligada(o) nas dicas!

Ideias de decoração para se casar na praia

O casamento na praia já tem um item de decoração incrível: o mar. Quando alguém fala em se casar na praia, provavelmente trata-se de uma cerimônia à beira mar. Contudo, por mais que esse cenário seja lindo, ele não faz sozinho a beleza do casamento.

Pensando nisso, separamos um monte de ideias e dicas para cerimônias litorâneas! Com isso, você vai poder escolher os itens e estilo do casamento ideal para você! Confira.

Casamento tropical

Altar com flores vermelhas no mar

Casal se casando na praia
Tochas e candeeiros podem ser boas opções para uma decoração mais simples (Foto: Reprodução | Pinterest)

Já que estão na praia, porque não fazer um casamento com o tema tropical. Além de ser diferente das cerimônias tradicionais, também é um jeito de fazer uma cerimônia muito bonita, focando nas belezas naturais do local escolhido.

Imagine só, um altar com folhas de vegetação tropical, o mar e as ondas ao fundo, o chacoalhar das folhas com o vento e tudo mais. Nesse tipo de cerimônia não é preciso muito conforto e detalhes. As decorações tropicais geralmente são simples e mesmo assim muito bonitas.

Com um bom fotógrafo, as fotos vão ficar incríveis, tanto em uma cerimônia realizada de dia quanto à noite. Por isso, não descarte a ideia de um casamento tropical. Dessa forma, o casamento será inesquecível para você e todos os convidados!

Velas na praia

Casal em meio as velas
Velas também podem dar um charme a mais na decoração dessa cerimônia (Foto: Reprodução | Pinterest)

Uma das coisas mais bonitas na decoração de casamentos na praia são as velas na areia. Esta é uma tradição havaiana muito antiga, que acabou caindo no gosto de muitos casais. Originalmente, se acendiam tochas na praia, mas hoje em dia se usam velas.

Como na praia faz muito vento, as velas são colocadas em pequenos vasos ou lampiões decorativos. Em alguns casos, nem são velas de verdade, mas luzes que parecem velas. Além de ser uma decoração linda na hora da cerimônia, o item pode servir de lembrança do casamento.

Alguns casais costumam fazer uma trilha de velas até o mar, e seguir essa trilha junto aos convidados para dar o típico beijo com os pés no mar. Outros casais, por outro lado, escrevem seus nomes na areia com as velas.

Você também pode simplesmente dispor as velas aleatoriamente na praia ou atrás do altar da cerimônia. Mas, lembre-se, as velas ficam lindas à noite e no fim da tarde. Portanto, usá-las de dia não deixa a decoração tão bonita devido a luz do sol.

Bolo personalizado

Bolo com conchas do mar
O bolo para esse casamento pode ter traços que remetam à praia (Foto: Reprodução | Pinterest)

Os casais modernos têm investido muito nas ideias diferentes do tradicional. Por isso, um bolo personalizado com o tema de praia pode ser lindo, delicioso e bastante criativo.

Pode ser uma bolo coberto para parecer ser feito de areia ou mesmo um bolo repleto de itens relacionados ao litoral, como estrelas, conchas ou ondas do mar.

Figurino dos convidados

Chapéus e sandálias
O casal pode oferecer alguns adereços aos convidados (Foto: Reprodução | Pinterest)
Pessoas caminhando pelo mar
Escolha uma cor padrão para os convidados e avise através dos convites de casamento (Foto: Reprodução | Pinterest)

Essa é, talvez, uma das ideias mais legais do casamento na praia! Imagine só, todos os convidados vestidos de uma única cor, com itens de vestimentos em comum! Todos os convidados vão se sentir parte da cerimônia e da festa, além de deixar tudo mais bonito!

Você pode distribuir chapéus, chinelos e outros acessórios em comum, como colar havaiano, coroa de flores ou até mesmo camisas e vestidos. Para que isso dê certo e fique bonito, peça no convite para que todos compareçam trajando uma cor específica da sua preferência.

Se preferir dar aos convidados camisas ou vestidos temáticos, peça para que eles lhe enviem suas medidas para que você encomende. Mas lembre de dar um prazo para enviarem a informação. E lembre de avisar que haverá lugar na cerimônia onde eles receberão o figurino e poderão se trocar.

Jantar frente ao mar

Mesas e mar
As mesas do casamento devem trazer um aconchego para os convidados (Foto: Reprodução | Pinterest)
Mesas em frente ao mar
As cores neutras são ideias para a decoração das mesas (Foto: Reprodução | Pinterest)

Já pensou como será inesquecível o jantar do casamento ser em frente ao mar? Esse é um costume comum nos casamentos litorâneos dos EUA e Europa, principalmente. Consiste em colocar os convidados em mesas dispostas em frente ao mar.

Nesse tipo de jantar, o buffet geralmente serve opções de pratos diferentes do tradicional cardápio onde os convidados montam suas refeições. No geral, o cardápio consiste em:

  • Entrada: salada, caldo ou prato leve
  • Prato Principal: 1 opção de carne (peixe, bovina, frango e vegetariano) + purê ou escondidinho + arroz
  • Sobremesa: 2 opções (uma com alguma fruta e outra gelada, como pudim, sorvete ou pavê)
  • Bebida: Champanhe e drinks (com e sem álcool).

Mas você também pode optar por um buffet tradicional e apenas colocar as mesas em frente ao mar. Fica ao seu critério.

Tudo isso pode deixar o casamento ainda mais incrível para os convidados, que vão ficar deslumbrados com tanto cuidado e dedicação. Lembre-se que o jantar também pode ser uma experiência de decoração, deixando tudo mais lindo!

Em um casamento na praia, os convidados esperam se sentir acolhidos em uma atmosfera diferente dos casamentos tradicionais. Tenho certeza que um jantar desses vai ficar na memória de muita gente!

Altar de ‘deck de praia’

Altar com flores
O deck deixa a ambientação ainda mais bonita (Foto: Reprodução | Pinterest)

O altar da cerimônia é muito importante em casamentos na praia. Ele é o ápice da decoração e é onde se concentra toda a atenção dos convidados durante a cerimônia. Então, que tal montá-lo para que pareça um deck de praia?

Convites personalizados

Convite azul com estrela-do-mar
Capriche nos convites, fazendo todos os detalhes de forma personalizada (Foto: Reprodução | Pinterest)
Garrafinhas de tesouro
Uma ideia linda e criativa para convidar os amigos e a família (Foto: Reprodução | Pinterest)

E não vamos esquecer dos convites! Eles podem ser a prévia da decoração da festa. Por isso, capriche nos enfeites e detalhes que remetem à praia ou ao tema da festa no litoral.

Você pode usar itens de decoração como estrelas do mar, conchinhas, etc. Tudo artesanal, ok? Não vamos prejudicar o meio ambiente só por causa de um convite de casamento, não é verdade?

Outra ideia magnífica é mandar o convite dentro de garrafas, igual aquelas cartas e mapas de tesouros vistas em filmes. O convite em si pode se parecer com um mapa do tesouro! Imaginou que lindo e diferente?

Doces personalizados

Bem-casados com conchas
Essa é uma boa forma de apresentar os bem-casados de uma cerimônia na praia (Foto: Reprodução | Pinterest)
Docinhos dentro de conhas
Uma outra ideia para apresentar os docinhos na mesa da festa (Foto: Reprodução | Pinterest)

Os doces de casamento são muito famosos e esperados pelos convidados. Encomendar docinhos com a temática de praia ou litoral vai ficar lindo nas fotos e os convidados vão amar!

Cenário de fotos de costas para o mar

Casal se beijando no mar
Deixe que o mar chame toda a atenção no cenário (Foto: Reprodução | Pinterest)

Além do altar da cerimônia, os casamentos costumam ter um cenário preparado unicamente para fotos. É onde são feitos os registros com a família, amigos, padrinhos e madrinhas do casamento!

Faça o mar ser o cenário dessas fotos! Tem cenário mais bonito? Mas lembre que de dia as fotos vão ficar muito melhores! Se você quer uma festa à noite. Faça a cerimônia e fotos no fim da tarde e a festança quando o dia se pôr!

Vantagens: por que se casar na praia?

Casar na praia é um sonho! Para muitos casais, fazer os votos e a festa à beira mar simboliza diversão, fluidez, compromisso e bem-estar. Sendo assim, separamos algumas da maiores e melhores vantagens de fazer esse tipo de casamento! Confira:

  • O cenário é incrível, o que diminui os gastos com decoração
  • As fotos vão ficar ótimas (luz natural e menos calor, por ser um ambiente aberto)
  • Para os convidados, além da festança, é uma viagem divertida
  • Os convidados podem se vestir com roupas menos formais e mais confortáveis
  • A decoração pode servir para um final de semana inteiro e não só para a festa
  • O casal já pode passar a noite de núpcias no local, o que diminui gastos de viagem de lua de mel
  • Os convidados viverão uma experiência diferente e marcante junto com o casal.

Desvantagens e possíveis imprevistos do casamento na praia

Um casamento à beira mar pode ser um sonho, mas precisa ser muito bem pensado e planejado! Isso porque, existem algumas desvantagens ao optar por esse tipo de cerimônia. Por isso, preste muita atenção na lista abaixo:

  • Precisa de, no mínimo, 6 meses de planejamento
  • Você vai precisar encontrar uma boa empresa na cidade da cerimônia ou pagar o deslocamento da empresa de festas até à praia escolhida
  • Caso opte por contratar uma empresa local, você terá que viajar algumas vezes até lá para tratar de assuntos importantes da cerimônia
  • Geralmente os casais escolhem resort ou hotéis para sediar a cerimônia, o que pode sair caro
  • Se o casamento for feito em parte pública da praia, pode atrair curiosos ou mesmo penetras
  • Dependendo da época, pode chover, fazer muito calor ou ter muitos insetos
  • Alguns convidados podem desistir de comparecer devido ao custo da viagem.

Horários da cerimônia: qual o melhor?

Os casamentos podem ser realizados nos 3 horários do dia: manhã, tarde e noite. Contudo, quando o assunto é se casar na praia, a melhor opção é se casar no fim da tarde! Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada horário!

Casamento na praia de manhã

O casamento na praia, à beira mar, de manhã não é muito comum. Primeiramente, a maioria das praias do Brasil ficam na maré baixa nesse horário. O casal precisa discutir se isso é uma vantagem ou desvantagem.

Em segundo lugar, pode ser muito quente para os convidados, noivos e colaboradores. É preciso estar em um lugar fechado para haver conforto. Isso pode “quebrar a magia” para os noivos.

Se houver festa, é preciso planejá-la muito bem devido ao calor e ao sol da manhã e tarde.

Casamento na praia de tarde

É o horário mais escolhido. Na verdade, estamos falando do fim da tarde. É o horário em que o mar está mais cheio, há mais som das ondas, a luz está ótima para as fotos e não causa muito desconforto.

O pôr do sol na praia é algo lindo e é um fator decorativo importante! A festa, em seguida, é realizada normalmente à noite, o que deixa os convidados confortáveis para celebrar e confraternizar junto com o casal!

Casamento na praia à noite

Também é uma opção muito escolhida pelos casais. Contudo, nesse horário fica ruim de ver o mar, o vento geralmente está mais forte e as fotos podem não sair como esperado. Tirando isso, também pode ser um horário ótimo para o tipo de casório!

Dicas para cerimônia na praia

Por último, separamos algumas dicas importantes para quem quer casar na praia ou litoral. Como já falamos, é preciso muito planejamento! Confira:

Comece com muita antecedência

Em primeiro lugar, é comum os casais se prepararem para este tipo de casamento com um ano de antecedência. Isso mesmo, 1 ano! Mas em 6 meses dá para realizar uma ótima cerimônia e festa, basta ter uma reserva de dinheiro e disposição.

Mande os convites muito antes

Lembre que os seus convidados vão precisar viajar para comparecer ao dia de união do casal! Por isso, mande os convites muito antes, coisa de 6 meses antes da cerimônia. Assim eles podem se organizar direitinho e comparecer no dia.

Uma dica é contratar uma agência especializada para sempre informar sobre promoções, valores de viagem e hospedagem aos seus convidados. Isso vai facilitar muito para eles!

Se quer um festão, procure uma praia próxima

Se você escolher uma praia muito longe, muitos dos seus convidados podem desistir e não comparecer. Procure um local acessível, que dê para ir de carro ou que seja barato ir de avião. Isso ajuda a garantir a presença dos convidados.

Estude o clima do local

Lembre que em praias é comum haver tempestades, maré alta ou baixa e muito calor. Escolha uma data em que o clima esteja perfeito para a cerimônia que você quer.

Procure uma empresa experiente

Existem empresas especialistas em fazer cerimônias de viagens. São o tipo de festas que acontecem durante viagens, como o casamento na praia geralmente é. Por isso, aposte na experiência e referências das empresas.

Viaje alguns dias antes da cerimônia

Uma dica preciosa é chegar ao local do casamento com, pelo menos, 3 dias de antecedência. Isso vai colocar o casal no clima local e na vibe ideal para o casamento. Os noivos podem pegar uma cor para aparecerem mais corados nas fotos também!

Repelente pode ser essencial

Alguns cenários tropicais têm o problema de ter muitos mosquitos e insetos. Para que eles não incomodem, não precisa colocar armadilhas ou matá-los de alguma forma, pois isso pode prejudicar o meio ambiente.

A solução é simples: compre o produto e avise aos convidados que há repelente nos banheiros e eles podem usar se acharem necessário! Seguindo todas essas dicas, você terá uma festa linda e a decoração para o casamento na praia vai ser inesquecível!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *