Comemoração Decoração

Bolo para bodas de pérola

Você sabe como escolher o melhor bolo para bodas de pérola? Todos os processos envolvendo a escolha do bolo, como sabor, decoração e ainda os profissionais responsáveis pela preparação, podem rapidamente se tornar uma dor de cabeça.

No entanto, seguindo algumas dicas simples é possível otimizar essa parte da organização e garantir o sucesso da sua festa de bodas. Afinal, a comemoração dos 30 anos de casamento deve ser perfeita.

Por esse motivo, o Eu Casei separou 10 modelos incríveis de bolos que você pode fazer para as suas bodas de pérola e ainda dicas de como escolher os sabores, tamanho e até mesmo os melhores acompanhamentos. Confira e se inspire!

10 modelos de bolo para bodas de pérola

O bolo costuma ser o ponto alto de qualquer festa. Afinal, o momento do corte é um dos mais aguardados pelos convidados e registrado em fotos e vídeos.

Por esse motivo, é importante ter um maior cuidado na escolha dessa peça, que não é apenas uma parte do cardápio, mas também da decoração. Por isso, escolher entre os diversos modelos disponíveis pode se tornar uma verdadeira jornada.

Para ajudar nesse processo, e tornar tudo mais fácil, veja a seguir 10 modelos de bolo que ficam perfeitos em bodas de pérola.

1. Bolo simples e pequeno

O bolo para as suas bodas de pérola não precisa ter vários andares ou uma cobertura e decoração trabalhosa para ser perfeito, principalmente quando a comemoração for algo íntimo, apenas com a presença da família.

Desse modo, o melhor é encomendar ou fazer por conta própria um bolo de apenas um andar e com os sabores favoritos do casal. A decoração é feita rapidamente com um bico de confeiteiro e pérolas de açúcar dão um toque especial.

Para trazer todo o simbolismo do material que dá nome a data, você pode escolher uma cobertura em um tom perolado. Você verá que com certeza esse toque fará toda a diferença no visual.

Bolo de um andar
Bolos com apenas um andar e cobertura simples também fazem sucesso (Foto: Reprodução | Instagram)
Bolo com pérolas
Pérolas de açúcar dão um toque de elegância (Foto: Reprodução | Pinterest)

2. Bolo decorado

Os bolos decorados também fazem sucesso nas bodas de pérolas. Até porque, muitos casais desejam comemorar os 30 anos de matrimônio em grande estilo. Contudo, pode surgir uma dúvida: afinal, qual estilo de decoração escolher?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso saber que não existem regras que ditam o que pode e o que não pode em bodas. Dessa forma, o casal é livre para escolher o que mais gosta.

Por isso, é possível até mesmo fazer um bolo em que cada andar tenha uma decoração diferente. Esse modelo de bolo vem fazendo muito sucesso e ao contrário do que se pensa, o resultado pode ser um visual chique e bem tradicional.

Bolo decorado com pérolas
As decorações podem ser extravagantes e cheias de brilho, exaltando a simbologia das pérolas para o matrimônio (Foto: Reprodução | Instagram)

3. Com pérolas comestíveis de açúcar

É bastante comum o uso das pérolas na comemoração de 30 anos de casamento. E o melhor é que isso também pode ser colocado junto ao bolo e de maneira comestível. O mais simples e comum é usando pérolas de açúcar, que devem ser colocadas em pontos estratégicos do doce.

Bolo de dois andares
O resultado é um visual bonito, delicioso e bastante simbólico para a data (Foto: Reprodução | Instagram)
Bolo branco com dois andares
As pérolas de açúcar são perfeitas para serem usadas nessa data (Foto: Reprodução | Pinterest)

Veja também: Lembrancinha para bodas de pérola

4. Bolo com detalhes rendados

A renda é um tecido usado há séculos e está presente desde o casamento até as bodas. Contudo, não é apenas no vestuário que a textura delicada pode ser vista, principalmente porque alguns tipos de cobertura permitem que isso seja reproduzido em bolos e doces.

Esse modelo de bolo é delicado e com certeza será o centro das atenções na mesa de doces. Além disso, o tipo de cobertura usada é melhor para os dias quentes, por ser mais durável e não derreter com facilidade.

Bolo com renda
A renda é algo atemporal e a textura dela fica linda em bolos para as bodas de pérola (Foto: Reprodução | Pinterest)

5. De vários andares para festas grandes

Um bolo de muitos andares é sempre algo bonito de se ver e para festas com um grande número de convidados, ou quando o bolo será servido só, essa sempre será a opção ideal.

Afinal, todos os convidados devem receber um pedaço satisfatório do doce. Por isso, não existem limites de andares que se pode ter. O importante é apenas ficar atento à sustentação e ao transporte, para evitar que o bolo desmonte antes ou na hora da festa.

Caso você deseje comemorar em uma cerimônia mais íntima, mas mesmo assim deseja um bolo com vários andares, a dica é usar formas menores. Assim é possível ter o que deseja e evitar desperdícios.

Bolo com 4 andares
Um bolo com quatro andares chama atenção e é perfeito para festas com muitos convidados (Foto: Reprodução | Instagram)

6. Modelo de bolo com inspiração no mar

Para festas ao ar livre ou temáticas existe o modelo de bolo inspirado no fundo do mar. Na decoração podem ser adicionados corais e conchas com pequenas pérolas. Trazendo assim a simbologia da joia para a união de uma maneira divertida.

Bolo com decoração fundo do mar
Bolo de fundo do mar para uma festa temática (Foto: Reprodução | Pinterest)

7. Decoração com flores naturais

Quer uma decoração com flores? Então, por que não fugir das tradicionais feitas com pasta americana? As flores naturais estão cada vez mais presentes nas decorações de bodas e podem ser usadas até mesmo no bolo.

A escolha do que usar é livre, desde rosas, passando por flores comestíveis ou qualquer outra que seja cultivada na sua região. A única dica é para prestar atenção às que são tóxicas para o ser humano e não podem ser colocadas próximas a comida.

Bolo com flores naturais
Flores naturais trazem um toque romântico e natural para a decoração do bolo (Foto: Reprodução | Pinterest)

8. Naked cake

Os naked cakes ou bolos pelados são algo bem popular nas comemorações de bodas e em festas de casamento. Como o nome já indica, esse modelo de bolo tem pouca ou nenhuma cobertura, fazendo com que a massa fique aparente.

Além disso, ele pode ser decorado com frutas, doces e até mesmo flores. A cor da massa também pode ser escolhida de acordo com o efeito desejado e por ficar aparente, acaba impactando todo o visual.

Bolo naked cake
Bolo no estilo naked cake com vários andares (Foto: Reprodução | Pinterest)

Veja também: Vestido para bodas de pérola

9. Bolo com textura diferente

A cobertura do bolo não precisa sempre ter uma textura lisa e perfeita. Isso porque, as texturas diferentes também fazem bastante sucesso e dão diversas opções do que escolher, como folhas, flores, corações ou pequenas conchas. O importante é que o bolo combine com a decoração e com o estilo do casal.

Bolo com decoração de folhas
Esse tipo de doce vem com uma decoração bordada por cima do bolo (Foto: Reprodução | Pinterest)
Bolo com textura de coração
É possível criar uma nova textura utilizando-se do mesmo material da cobertura (Foto: Reprodução | Pinterest)

10. Bolo quadrado

Bolos com formatos diferentes também são ótimas opções para quem quer ousar nas bodas de pérolas. O estilo quadrado é uma boa escolha, pois permite “brincar” com a estrutura final do doce principal da festa.

Bolo de andares quadrados
As cores do bolo podem ser escolhidas pelo casal (Foto: Reprodução | Pinterest)

Sabores mais usados na massa do bolo

O sabor do bolo também é um ponto a ser pensado com cuidado e escolhido com antecedência. Isso porque, é preciso que ele combine com o horário, ocasião e com os acompanhamentos que serão servidos. No entanto, não é preciso ficar desesperado, porque isso não é tão complicado quanto parece.

Por exemplo, os sabores mais tradicionais, usados também em casamentos, continuam uma ótima opção. Quando se trata da massa, geralmente são usadas as brancas. Essa massa pode ser considerada simples, porém ela é leve e versátil, combinando com qualquer cobertura e recheio.

Além disso, elas podem ser mescladas com nozes ou espumante, deixando um doce com um sabor mais marcante. As massas escuras, de nozes ou chocolate, também podem ser usadas e costumam fazer mais sucesso, uma vez que o sabor costuma ser mais marcante.

Outro ponto a favor das massas escuras é que elas dão mais destaque às decorações no estilo naked.

Recheio: o que usar?

Em primeiro lugar, é preciso saber que o sabor do recheio e da massa devem combinar um com o outro. Caso contrário, o resultado será um bolo enjoativo e que não será consumido por completo pelos convidados.

Por isso, é necessário seguir um dica bem simples e que irá ajudar a evitar esse erro: alternar a intensidade do sabor. Ou seja, se você escolher uma massa com um sabor mais marcante, como nozes ou chocolate, deve optar por um recheio mais neutro. Isso serve para que os sabores se complementem e o bolo não fique enjoativo.

Os acompanhamentos e horário da festa também devem ser levados em consideração no momento da escolha. Festas noturnas ou durante o inverno pedem sabores mais fortes, já festas diurnas pedem sabores mais leves e fáceis de consumir.

Dito isso, os sabores mais comuns e que combinam com massas brancas ou escuras são: doce de leite, chocolate, geleia de frutas, chocolate com nozes ou avelã, chantili com morango e baba de moça.

Como saber o tamanho ideal para o bolo?

Um ponto responsável pela maior parte da dor de cabeça durante a organização da feste é decidir qual tamanho fazer o bolo, que deve ser suficiente para servir a todos os convidados. Contudo, existe uma maneira bem fácil de descobrir isso com uma boa folga.

Para fazer essa escolha, você precisa apenas multiplicar o número de convidados pelo peso de cada fatia de bolo. Pode parecer complicado, mas na verdade é uma conta bem simples, você precisa apenas definir um único ponto sobre o cardápio. Esse ponto é: o bolo será o doce principal ou será servido com acompanhamento?

Caso ele seja servido só, o peso de cada fatia deverá ser de 150 ou 200 gramas. Fatias de até 250 gramas podem ser consideradas, caso você queira ter uma margem de erro.

Caso tenha várias opções de acompanhamento no cardápio, esse número diminui para uma média de 80 a 100 gramas por fatia. Feito isso, basta multiplicar o peso escolhido pelo número de convidados e você terá o tamanho ideal que o seu bolo deve ter.

Melhores acompanhamentos para servir

Acompanhamento, como o nome já diz, é algo que é servido junto ao prato principal e serve como complemento. Por esse motivo, ele deve combinar com os sabores e estilo escolhido para ele. Quando o prato principal é o bolo, existem várias opções do que servir de acompanhamento, como por exemplo: tortinhas de frutas, macarons, bem-casados e cupcakes.

Caso não queira servir doces, um bom espumante cumpre bem com a obrigação e agrada a maioria das pessoas.

Veja também: Significado de bodas de pérola

Ideias divertidas para o topo do bolo

Os topos de bolos nunca saem de moda, inclusive para as bodas, não sendo preciso seguir nenhum tipo de regra a respeito da escolha.

Por isso, o casal pode escolher desde algo que represente os 30 anos de vida a dois, mensagens divertidas ou o símbolo da data especial. Confira alguns modelos e se inspire!

Pombinhos no topo
Os pombinhos são um dos tipos mais usados e podem ser personalizados de acordo com o gosto do casal (Foto: Reprodução | Pinterest)
Topo de bolo DIY
As opções DIY também são perfeitas e além de tudo são bem baratas (Foto: Reprodução | Instagram)
Topo com bodas de pérola
Para os casais que querem um visual clássico, mas sem remeter ao casamento, uma boa opção são as armações que mostram a data especial (Foto: Reprodução | Instagram)

Dicas do que evitar para não ter erro

Como você viu nesse artigo, a escolha do bolo para bodas de pérola não precisa ser algo trabalhos. Seguindo mais algumas dicas, dessa vez de coisas a serem evitadas, você garantirá o sucesso da sua festa.

A primeira dica é nunca deixar as coisas para fazer na última hora. É importante definir o modelo, sabores, profissionais responsáveis por fornecer o doce, tudo com pelo menos alguns meses de antecedência. Isso é necessário para evitar problemas com atraso na confecção, mudanças de ideia ou até desistência dos fornecedores.

Em segundo lugar, sempre fique atento às recomendações dos profissionais escolhidos, seja procurando por reclamações em redes sociais ou por opiniões de antigos clientes. O importante é verificar bem se essa pessoa entrega as encomendas dentro do prazo e se faz tudo de acordo com as recomendações do cliente, antes de fechar qualquer negócio.

Em último lugar, você também deve se atentar aos sabores do bolo caso a festa seja realizada ao ar livre. Isso porque, será preciso ter uma cobertura que seja mais resistente, pois o bolo não ficará em um local com uma temperatura constante e pode acabar derretendo antes mesmo de servir.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *