Casamento

Como fazer a lista de presente de casamento

Você está com o grande dia marcado e quer saber como fazer uma lista de presente de casamento? Este artigo é para você! Chegou a hora de descobrir como montar uma lista perfeita com todos os itens necessários para você saber o que pedir, o que evitar e como divulgar.

Vale lembrar que apesar de algumas pessoas ainda terem receio, a lista de casamento já virou tradição e a grande maioria dos casais a utiliza para facilitar a vida de ambos os lados. Primeiramente dos convidados, que adoram receber uma orientação sobre as preferências dos pombinhos.

Depois que uma lista de casamento pronta e organizada, ajuda o casal a montar a casa com utensílios úteis e evita presentes repetidos, trocas e objetos que não combinam com a decoração e estilo da nova casa. Logo, fazer uma lista de presente de casamento é muito útil e prático. Veja agora como montar a sua!

O que devo pedir em uma lista de casamento

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que pedir na lista: utensílios de cozinha, de decoração, cama, mesa e banho, dinheiro, presentes virtuais? Enfim… o passo a passo da organização de uma lista é definir o que irá a compor.

Caixa de presente
Para elaborar uma boa lista de presente o importante é usar do bom senso (Foto: depositphotos)

As peças mais comuns de uma lista de casamento começam pelos utensílios da cozinha. Isso porque é nela que ficam a maior parte dos objetos pequenos, que podem ser distribuídos em uma longa lista de presentes.

A cozinha é composta de muitas panelas, louças e outros detalhes que surpreendem até os noivos! Logo, são indispensáveis em uma lista que se preze.

Em seguida, vem os itens de cama, mesa e banho. Porém, esses devem ser definidos com bastante objetividade, pois eles, de certa forma, já fazem parte da decoração da casa. Então, se você quer manter um padrão de cores ou estilos, seja bem específico na sua descrição.

Os últimos itens de uma lista de casamento são os eletrodomésticos. Eles são mais caros e costumam ser as escolhas dos padrinhos. Mas cuidado com o bom senso, não exagere na quantidade e nos valores.

O que devo evitar pedir na lista de casamento

Sinceramente, não existem regras para o que evitar em uma lista de casamento. Tudo vai depender do estilo dos seus convidados, pois é sempre bom manter o bom senso.

A maior relevância nesse quesito é manter a conformidade econômica-social do seu círculo de convidados. Você não deve pedir coisas caras, para pessoas que certamente vão ficar apertadas para poder comprar. Da mesma forma, você não pode apenas pedir pequenas lembrancinhas, quando realmente está precisando de itens para montar a sua casa.

Outra característica que vale a pena respeitar é comparar o que você vai gastar na sua festa de casamento com o que você vai pedir para seus convidados. Se sua celebração será um grande evento, pode ousar mais na lista. Porém, se você fará apenas uma recepção para os mais chegados, lembre-se e pedir também presentes de acordo com a ocasião. Nada de presentes caros e inacessíveis.

Tipos de lista de casamento

Graças à tecnologia, temos algumas variações de lista de casamento. Ela tem ganhado novas formas e ajudado bastante o casal a realmente ter seus desejos atendidos pelos convidados.

Lista de casamento na loja física

A lista de casamento na loja física ainda existe. Ela é uma tradição para aqueles que ainda gostam de entrar em uma loja, escolher, tocar e comprar o presente do casal. Não abra mão dela. Escolha uma loja da preferência de ambos e deixe uma listinha. O vendedor certamente lhe ajudará nessa missão.

Lista de casamento em loja virtual

Essa lista é a mais comum hoje em dia. Você escolhe uma loja virtual (ou mais de uma, é claro) e seleciona os itens para sua lista de casamento. Geralmente, os grandes sites já possuem essa opção de lista e é só você se cadastrar e começar a selecionar os seus presentes. Bem prático e seguro. Depois é só avisar aos convidados onde está a lista.

Lista de casamento totalmente virtual

Essa lista é bem moderna e tem agradado a muitos. Você cria uma lista de presentes que terão os valores no site. Os convidados vão comprar esses presentes, pagando no cartão o valor referido de cada objeto. Porém, o que os noivos irão receber é o valor do objeto em uma conta virtual. Com o dinheiro na conta, eles decidem se realmente vão comprar aqueles objetos ou se preferem sacar o dinheiro e comprar outra coisa. Ah, nesse caso, observe a taxa que é cobrada pelo site.

Cota da lua de mel

Já pensou fazer uma viagem paga pelos seus convidados? A ideia não é nova, mas a forma como ela vem sendo feita, é. A ideia é montar um roteiro de viagem em um site específico e disponibilizar experiências para que seus convidados banquem. Por exemplo: se você vai para Nova York, seus convidados podem pagar para você um show na Brodway ou ainda a entrada no Museu de História Natural. Há ainda a possibilidade dos convidados lhes presentearem com jantar romântico, uma ou mais diárias em hotel etc.

Lista de casamento para ação social

A ideia aqui é ajudar alguém de precise mais que os noivos e existem diversas formas de contribuir. Há sites específicos para isso ou vocês podem simplesmente pedir presentes específicos para doar depois. Fica à critério dos noivos.

Como divulgar lista de casamento

É bem simples. A forma mais tradicional é enviar junto ao convite já o endereço virtual ou físico do lugar onde a lista está disponível para os convidados. Por isso, é importante fazê-la com antecedência para que quando o convite for enviado, já a tenha pronta.

Algumas pessoas criam um site com a lista (especialmente no caso dos presentes virtuais convertidos em dinheiro). Sendo assim, envie o link de acesso também junto ao convite. Para os mais chegados, você pode simplesmente mandar pelas redes sociais ou e-mail.

Modelo de lista de casamento

Presentes criativos para lista de casamento

– Papel de parede para decoração da nova casa
– Adesivos com frases motivacionais para parede
– Jogos para diversão para jogar a dois ou com amigos
– Churrasqueira para diversão aos domingos e feriados
– Painel de fotos com as fotografias já impressas dos noivos
– Animal de estimação adotado
– Livros sobre casamento
– Vinhos para celebrar os melhores momentos
– Coleção da série preferida do casal
– Cartão presente de lojas físicas
– Vale viagem para o casal comemorar o primeiro mês de casados
– Dia em um SPA para massagens e serviços de relaxamento
– Sessão de fotos do casal
– Final de semana em um hotel da região
– Presentes personalizados com as fotos do casal ou frases divertidas
– Roupões personalizados ou chinelos
– Cesta de piquenique para momentos de lazer
– Câmera de fotografar os melhores momentos do casal
– Café da manhã em uma delicatessen
– Almoço em um restaurante chique da cidade
– Jantar romântico em no lugar preferido do casal

Vale a pena fazer lista de casamento?

Sim. Vale muito a pena fazer lista de casamento por dois motivos: o primeiro é que você ajudará seus convidados a saber o que o casal espera ou precisa ganhar. Nada daquela história de receber dois micro-ondas, 4 panelas de pressão e 3 faqueiros.

A lista de presentes, será uma espécie de guia para os convidados não perderem tanto tempo escolhendo e ainda presentear errado.

A segunda razão é que o casal receberá uma ajudinha na montagem da casa com itens de primeira necessidade. Logo, a preocupação com panelas, louças ou toalhas podem ser amenizadas e o foco dos noivos se voltar para itens maiores da nova casa.

Por isso, capriche na hora de fazer a sua lista de casamento. Escolha lojas e sites confiáveis e tenha bom senso na hora de selecionar os valores dos presentes. Afinal, o mais importante é cercar-se das pessoas mais queridas durante o casamento, independente, dos presentes envolvidos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *