Comemoração

Significado de bodas de ouro

Quando alguém faz aniversário de casamento, a data passar a ser contabilizada a partir de termos que acabaram se popularizando. Assim, você sabe qual o significado de bodas de ouro? Se a sua resposta foi negativa, você não pode deixar de ler esse artigo!

Trata-se de uma expressão que marca um determinado período em que o casal divide a vida juntos. Como não poderia deixar de ser, a ocasião exige uma comemoração a altura, com muitos convidados e homenagens.

Caso você tenha sido convidado para uma dessa festas, além de não saber qual o significado que ela tem, também está em dúvida quanto ao presente que levar, esse artigo também vai esclarecer tudo.

Por outro lado, se a pesquisa a respeito do tema tenha sido motivada por alguma sugestão para decoração da festa ou então de mensagem para o casal, tudo isso você também vai encontrar por aqui. Fique atento!

Bodas de ouro: Significado

Bodas de ouro é uma expressão que marca os 50 anos de união matrimonial, ou aniversário de casamento, de um casal. As bodas de ouro representam um marco na vida dos casais, justamente pelo tempo de união.

Como não poderia deixar de ser, a passagem da data também é motivo para reunir a família e amigo para comemorar, seja com a realização de uma festa ou cerimônia especial. Esses encontros costumam ser regados a muita emoção.

Casal idoso dando beijo
A comemoração das bodas de ouro costuma ser regada de muita emoção (Foto: depositphotos)

Dentro dessa comemoração, as pessoas aproveitam para fazer uma renovação dos votos do casamento, principalmente baseado em tudo o que o casal passou na vida a dois: momentos felizes, conquistas, problemas enfrentados e muito mais.

Quantos anos de casado se comemora bodas de ouro?

Um casal que comemora bodas de ouro faz menção ao tempo de união, no caso, 50 anos. Essa contabilidade parte do momento que foi celebrado a data do casamento até o momento da comemoração.

Passar todo esse tempo ao lado de uma pessoa requer muita dedicação e entrega, até porque, uma vida a dois não é formada apenas de momentos bons. Por isso que as pessoas costumam comemorar a passagem da data.

As pessoas costumam olhar com admiração para o casal, colocando-o como exemplo a ser seguido. Isso tem ainda mais valor quando se toma como base de comparação os relacionamento de hoje em dia, que, dificilmente atingirão todos esses anos.

As bodas de ouro na história

Engana-se quem pensa que a tradição em comemorar o tempo de união começou de um tempo para cá. Registros históricos já apontavam que o tempo de casamento era comemorado há muito anos, com início na região norte da Europa.

Por lá, os casais costumavam fazer grandes festas para comemorar a passagem da data. Na cerimônia, os maridos presenteavam as esposas com coroas de ouro, grinalda ou colar de ouro.

Com a modernização dos tempos, a tradição ficou mais acessível, onde as coroas, colares e grinaldas foram substituídos pela troca de novas alianças. Dependendo da vontade, essas alianças podem ser usadas em conjunto ou em substituição das antigas.

O porquê de ‘bodas de ouro’?

O nome sugerido para marcar a passagem dos 50 anos de união parte de uma explicação em que o ouro, conhecido como precioso metal, tem tudo a ver.

Não há como discutir que o ouro apresenta uma beleza que atrai a atenção de todos. Além do mais, ele também é resistente, apesar de ser maleável. Tudo isso junto representa a força da união do casal.

A preciosidade do ouro também representa todo o tempo de união, até porque se fala de meio século juntos. Por mais tempo que passe, o ouro se preserva com brilho e majestade, sobretudo quando lapidado.

O que são bodas de casamento

Para quem ainda tem dúvidas no que vem a ser as tão faladas bodas de casamento, aí vai uma explicação bem objetiva. As bodas é uma comemoração que celebra o aniversário de casamento.

Elas são comemoradas tomando como base a data que foi celebrada o casamento. Em outras palavras, é o aniversário de casamento.

Para cada ano foi estabelecido um material representativo para nomear o período. Até o 15º aniversário de casamento, ou bodas, existe um material específico. Depois disso, a contagem passa a ser de cinco em cinco anos, no caso, 20, 25, 30 e assim sucessivamente.

Presente para bodas de ouro

Quando alguém recebe um convite para participar de uma celebração de bodas de ouro, seja essa pessoa da família do casal ou tenha uma relação de amizade mais próxima, o que logo vem à mente é o que vai levar de presente.

Pela própria facilidade que o mundo moderno oferece, já existem muitos sites que trabalham com sugestões bem direcionadas. No entanto, há quem prefira optar por um presente mais pessoal.

Caso você não seja da família do casal que esteja comemorando as bodas de ouro, a recomendação é conversar com os filhos, netos e outros familiares para pegar alguma dica. Não necessariamente o presente precisa ser dado individualmente. Pode juntar um grupo de pessoas.

Para ajudar na decisão sobre o melhor presente, aí vão algumas sugestões:

Conjunto com duas canecas

Conjunto de canecas
(Foto: Reprodução | Americanas)

Porta retrato

Porta-retrato
(Foto: Reprodução | Americanas)

Caixa organizadora

Caixa organizadora
(Foto: Reprodução | Elo 7)

Kit para lavabo personalizado

Kit de banho
(Foto: Reprodução | Elo 7)

Placa personalizada

Placa personalizada
(Foto: Reprodução | Elo 7)

Decoração bodas de ouro

Na hora de planejar a festa de bodas de ouro, alguns elementos podem ser evidenciados na decoração. A sugestão é deixar fluir a criatividade e dar asas a imaginação.

Para fugir do comum, a dica é investir em momentos particulares do casal, levando em consideração alguns gostos e temas que tenham importância sentimental para os dois. E olhe que sugestão não faltarão, dado pelo tempo que estão juntos.

Na intenção de ajudar a montar a festa de bodas de ouro dos sonhos, veja algumas sugestões para decoração.

Temática retro

Para colocar essa ideia em prática, você vai precisar puxar pela memória do casal que está festejando as bodas de ouro. Para isso, a sugestão é tentar reproduzir a festa original, 50 anos atrás.

Não precisa reproduzir fielmente na decoração, até porque alguns elementos serão praticamente impossíveis de encontrar nos dias de hoje. Dessa forma opte por algo mais neutro que certamente vai trazer boas lembranças.

Nesse caso, invista em flores usadas na cerimônia original, cores e fotografias da época. Vale a pena reproduzir fielmente algum cenário ou elemento, como o próprio bolo. O lugar onde a festa foi realizada, 50 anos atrás, também vai causar impacto.

Anos dourados

Uma coisa que também funciona bem é fazer um corte no tempo, no que diz respeito a decoração, claro! Pense na época em que o casal se casou e traga essa atmosfera para dentro da festa.

Além dos elementos da decoração, você também pode sugerir que os convidados também entrem no clima e venham para a celebração vestidos a caráter. Para incrementar, você também pode investir em um espaço de recordação, com várias fotos do dia da cerimônia original.

Lua de mel

Ainda no espírito de festa temática, uma boa ideia para reproduzir na festa de bodas de ouro é o local onde o casal foi passar a lua de mel. Caso tenha sido um destino tropical, evidencie isso nos arranjos de flores e outros elementos.

Outro ponto que também é fácil de ser incorporado na decoração são as cores. Com pouco investimento e muita criatividade, você vai conseguir preencher o espaço da festa com muitos elementos e cenários que vão puxar pela memória do casal.

Inspiração pessoal

Se o casal tem muita personalidade, seja em relação ao gosto ou forma de tratar as pessoas, vale a pena investir nesses pontos quando for planejar a decoração da festa de bodas de ouro.

Para o casal divertido, uma decoração nesse segmento vai encaixar perfeitamente. As profissões de cada um deles também pode ser evidenciado na decoração, assim como os gostos e passa tempos.

Bodas de ouro: como fazer uma homenagem?

Meio século de união não é uma data que se passei em branco. Por isso, muita gente quer montar algo que envolva o lado emocional, não só o material com presentes. Por isso, as mensagens são ótimas soluções.

Rápidas, práticas e objetivas, essas mensagens tem o poder de falar tudo o que a pessoa pensou para o momento. Elas também podem ser levar em consideração o tipo de relação que cultivam com o casal: séria, descontraída ou mais íntima.

Para isso, confira algumas mensagens que aparecem como sugestão:

“O aniversário de cinquenta anos de casamento é a celebração da confiança, amor, parceria, paciência, tolerância e tenacidade entre duas pessoas. A ordem pode mudar para determinado ano.”

“Vocês são uma inspiração de como o amor, o respeito e o comprometimento de duas pessoas é capaz de criar uma linda e longa história! Feliz 50 anos de casamento!”

“Consigo pensar em 50 razões de porque vocês são feitos um para o outro, mas vou mencionar uma hoje: o amor de vocês resistiu à prova do tempo por 50 anos! A união e o companheirismo de vocês é um exemplo para os mais jovens! Parabéns a vocês dois!”

“Quando você acaba se casar, é difícil imaginar os próximos 50 anos com aquela pessoa, mas vocês fazem parecer fácil e são um brilhante exemplo dessa conquista! Parabéns!”

“Parabéns pelas suas bodas de ouro e casamento duradouro! Que Deus cubra vocês de bênçãos por muitos e muitos mais anos!”

“Vocês são um excelente exemplo do tipo de comprometimento que Deus espera do casamento! Que vocês continuem firmes através da fé que compartilham, e que o amor de vocês cresça mais a cada ano!”

“Dizem que os cientistas descobriram que quanto mais tempo as pessoas permanecem casadas, mais começam a se parecer um com o outro. Depois de 50 anos vocês vão precisar andar com crachás com os seus nomes na roupa!”

“O amor de um aniversário de cinquenta anos de casamento é a coisa que permite à esposa cantar enquanto ela limpa o chão que seu marido acabou de sujar com seus sapatos enlameados.”

Bodas de ouro para festejar

Agora, depois de toda essa abordagem sobre bodas de ouro, certamente você já pode se considerar uma pessoa informada. Além de descobrir que a comemoração marca os 50 anos de união de um casal, você também teve oportunidade de se aprofundar mais sobre o assunto.

O artigo também mostrou sugestões de presente e de decoração para deixar a festa ainda mais bonita. Dessa forma, você não vai mais se desesperar quando o assunto for uma festa de bodas de ouro.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *