Comemoração

Significado de bodas de pérola

“Quantos anos de casamento é bodas de pérola?”, você pode se perguntar. Isso porque, existem muitos nomes dados as comemorações relativas ao tempo de união de duas pessoas.

Nesse caso, para que o casal possa comemorar as bodas de pérola ele precisa estar junto há exatos 30 anos. Tempo este que serve para amadurecimento de ambos e de fortalecimento do amor.

Mas afinal, qual o significado desse nome? De onde vem a expressão bodas de pérola? E por que exatamente ela está associada ao trigésimo ano de casado? São essas questões que serão respondidas nesse artigo.

Além delas, trouxemos um conteúdo exclusivo a respeito de como comemorar esses 30 anos de casados. Também há informações de como preparar uma festa com esse tema, escolhendo com eficácia os mínimos detalhes. Confira agora mesmo!

Qual o significado de bodas de pérola?

O significado dessa expressão tem relação direta com a joia marinha. A explicação se dá porque quando a ostra é invadida por algum corpo estranho, automaticamente ela o envolve com camadas de uma substância rica em cálcio chamada de madrepérola.

Essa ação ocorre como uma forma de defesa da ostra, protegendo o seu interior contra o corpo invasor e as inflamações que ele causa. Mas é através desse processo que a pérola é formada.

Flores, pérolas e duas alianças
Bodas de pérola comemora 30 anos de matrimônio (Foto: depositphotos)

Dessa maneira, há uma metáfora com relação ao casamento. Isso porque, ao passar do tempo a união entre duas pessoas pode sofrer com diversos “corpos invasores”. Ciúmes, brigas, desentendimentos podem ser alguns exemplos.

A partir de então, cabe ao casal transformar esses problemas em amadurecimento, aprendizagem e amor. E assim como as ostras, conseguir transformar as situações desgastantes em “pérolas”, fortalecendo a relação.

Como comemorar 30 anos de casados?

Chegar aos 30 anos de casados é um passo importante em uma relação a dois. Isso porque atualmente, a média de casamentos desfeitos chega há 15 anos de duração, segundo a Agência Brasil.

Portanto, estar ao lado de uma mesma pessoa por 30 anos pode ser uma prova de que o amor consegue passar por determinadas barreiras. Então, se o casal conseguiu chegar até essa marca, vale a pena comemorar.

Para isso, pode apostar em uma celebração mais intimista. Juntos, o casal pode reservar uma noite em um bom restaurante e desfrutar de um encontro amoroso.

Um jantar a luz de velas em casa também pode ser uma ótima dica para comemorar a bodas de pérola. Para ser um momento perfeito, deve-se apostar em uma comida especial acompanhada de um bom vinho ou espumante.

Mas seja em um restaurante ou em casa, após o jantar busque um lugar mais reservado. Depois abuse da criatividade para criar um clima íntimo com seu parceiro ou parceira e aproveitem para ter uma noite incrível.

Outra forma de comemorar em grande estilo os 30 anos de casados é fazendo uma viagem a dois. Reserve um tempo para viajar ao lado do seu amor e busque um destino romântico ou que seja mais “a cara” de vocês.

Além disso, vocês podem preferir uma festa ao lado dos parentes e amigos. Mas nesse caso, são necessários alguns cuidados extras com a organização de todos os detalhes.

Organizar festa bodas pérola

Assim como qualquer festa, a comemoração das bodas de pérola precisa de organização. Nesse sentido, os tópicos que precisam ser levados em consideração são: ornamentação, o modelo do bolo e as lembrancinhas para os convidados.

Também é importante estar atento a outros detalhes, como o vestido, os convites e claro, o presente. Isso porque, mesmo comemorando esse momento especial com seu amor, você deve presentear a quem você ama.

Ornamentação

Antes de mais nada, pense em como vai ser a ornamentação da festa em comemoração aos 30 anos de casamento. Para isso, leve em consideração que como se trata das bodas de pérola, é indicado apostar na cor dessa joia.

Sendo assim, abuse do branco, bege, cor de pérola e até tonalidades de dourado para decorar a festa. Esses tons dão um ar de sofisticação para o evento, deixando-o mais fino e elegante.

Outra dica interessante é apostar na decoração com pérolas falsas (Foto: Reprodução | Instagram/marilaine_chagas_decoracao)
Flores com tonalidades claras contribuem com uma ambientação elegante (Foto: Reprodução | Instagram/betaniaigrejabatista)
Móveis com aspecto de antigo são mais um charme nas bodas de pérola (Foto: Reprodução | Instagram/decorpartyrm)

Bolo no bodas de pérola

Assim como a decoração segue um padrão de cores, o bolo deve combinar com esses tons. Geralmente, a cor mais solicitada para esse tipo de doce na festa é o branco.

No entanto, nada impede que você busque por outras opções de tons ou trabalhe na decoração do bolo. Bons exemplos são: investir em pérolas, flores ou todos decorativos.

Modelo de bolo branco com andares para comemorar 30 anos de casados (Foto: Reprodução | Instagram/carolmarcanoficial)
Tipo mais simples de bolo, mas com flores violetas para decorar (Foto: Reprodução | Instagram/ateliedospapeisrj)
O pouco sempre vai ser muito, por isso capriche na simplicidade (Foto: Reprodução | Instagram/a.amici.arte)

Bodas de pérola lembrancinhasNo final das festas, é comum que os convidados levem uma lembrancinha do evento. No caso das bodas de pérola, você pode escolher dentre os tipos mais simples, até os mais sofisticados.

Doces como o bem-casado pode ser uma alternativa para a lembrancinha dos 30 anos de casados (Foto: Reprodução | Instagram/dolceregalobemcasados)
Outro doce são os suspiros, que podem vir acompanhados de outros elementos, contribuindo até mesmo com a decoração (Foto: Reprodução | Instagram/mandecandy)

Detalhes: vestido, convite e presentes

Outros detalhes que também são importantes são o convite, a roupa a ser utilizada na ocasião e até mesmo o presente. Primeiramente, foque no tipo de material que vai servir para convidar as pessoas queridas.

Nesse caso, lembre-se dos tons da decoração e do bolo. Até mesmo o convite deve estar combinando com a ambientação da festa.

Modelo clássico de convite elegante para festa de bodas de pérola (Foto: Reprodução | Instagram/midiaimpressaconvites)

Já com relação a vestimenta, nada mais justo que sejam trajes sofisticados. Enquanto o homem pode usar terno, com ou sem gravata, a mulher pode apostar em um vestido elegante. As cores dessa peça podem variar com o estilo da mulher.

Dois modelos clássicos de vestidos para comemorar os 30 anos de casamento (Foto: Reprodução | Pinterest)

Mas quando o assunto é o tipo de presente ideal, utilize todos esses anos de convivência para presentear o amor da sua vida. Você, mais que ninguém, conhece o seu companheiro ou companheira, então use isso a seu favor na hora de escolher o presente.

Bodas de pérola mensagem

Sem dúvidas nenhuma, a celebração de 30 anos juntos é muito importante para o casal de apaixonados. Durante todo esse tempo, estiveram unidos, ultrapassando por problemas, dividindo alegrias e somando sonhos.

Assim, se você desejar homenagear o amor da sua vida, pense em escrever uma mensagem. Esse texto pode ser lido tanto na festa de 30 anos de casados, como também no jantar romântico de celebração das bodas de pérola.

Portanto, separamos algumas dicas que podem servir de inspiração para que você possa escrever seus próprios votos. Veja:

30 anos não são 30 dias

Olho para trás e vejo tudo o que passamos juntos nesses 30 anos de casados. Como dizem, 30 anos não são 30 dias e durante todo esse tempo eu só aprendi com você.

Na verdade, aprendemos juntos. Com os erros e com os acertos, estamos chegando a essa data tão especial. Data esta que peço a Deus para se repita por muitos e muitos anos, pois enquanto eu tiver vida, quero compartilhá-la com você.

Bodas de pérola com minha amada

O tempo foi muito gentil com a gente. Tanto no sentido físico como também emocionalmente. Você sempre foi uma mulher linda, da cabeça aos pés e de dentro para fora. Hoje olho esses 30 anos que passou e vejo o quanto tenho sorte por amar você e contigo construir uma família linda.

Espero que essas bodas de pérola se tornem mais tarde, bodas de ouro, bodas de diamante, bodas de vinho, bodas de carvalho. Quero estar ao seu lado em todos os momentos, minha amada. E juntos, bem velhinhos, olharmos para trás com a certeza que fizemos tudo um pelo outro e para nossa família.

Nosso amor é uma pérola

Assim como a ostra transforma invasores em uma joia que brilha, nosso amor soube transformar os problemas em aprendizado. Agora nós dois juntos brindamos o amor que há 30 anos reluz na vida de nossos familiares e amigos.

Que honra a minha partilhar essa vida ao seu lado, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Peço a Deus que assim como essas três décadas passaram, minha vida passe ao lado da sua até o final. Saiba que jamais soltarei a sua mão e estarei sempre aqui todos os dias, meses e anos. Eu amo você.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *