Casamento

Votos de casamento

Ao pensar nos votos de casamento a primeira coisa que vem a cabeça da maioria das pessoas são os tradicionais. Esses são mais vistos em cerimônias religiosas e estão repletos de promessas de amar e cuidar um ao outro por toda a vida.

No entanto, está cada vez ficando mais comum que os noivos recitem votos personalizados na hora de dizer o grande sim. Esse é um costume bem recente por terras brasileiras, mas nos Estados Unidos, de onde a ideia foi trazida, esse é o caminho tradicional para toda cerimônia.

O diferencial desse tipo de votos é que é possível optar por qualquer coisa. Desde uma declaração romântica, até mesmo coisas engraçadas e que tenham a ver com a personalidade do casal.

Pensando nos noivos que desejam adotar esse costume e recitar votos diferentes dos tradicionais o Eu Casei preparou este artigo repleto de inspirações e votos prontos. Ainda por cima você vai ver algumas dicas de como escolher os próprios votos de casamento e surpreender a todos que estiverem assistindo à cerimônia.

Modelos prontos de votos de casamento

Para quem gostou da ideia de fugir do tradicional, mas não sabe como começar a escrever os próprios votos, a seguir o Eu Casei separou algumas ideias prontas e que podem servir de inspiração para os noivos nesta data tão importante.

Casamento na igreja
O momento dos votos é repleto de emoções para o casal e convidados (Foto: depositphotos)

É preciso se atentar que qualquer que seja a opção escolhida ela deve falar muito sobre os noivos. Ou seja, deve falar sobre o sentimento de ambos nesse momento especial que é o casamento e como ele é importante para ambos. Confira a seguir algumas opções prontas para servir de inspiração.

Opção 1

“Prometo admirar seu jeito de ser, porque é isso que o torna único e maravilhoso.

Prometo nutrir seus sonhos, porque através deles sua alma brilha.

Prometo ajudá-lo em nossos desafios, pois não há nada que não possamos enfrentar, se ficarmos juntos.

Prometo ser sua parceira em todas as coisas, trabalhando em unidade com você.

Finalmente, prometo a você o amor perfeito e a confiança para uma vida. Te amo eternamente!”

Opção 2

“Neste dia, te dou meu coração e a promessa de que andarei com você,

de mãos e coração atados, aonde quer que a nossa jornada nos leve.

Viver, aprender e amar, juntos, para sempre.”

Opção 3

“O momento que a vida nos juntou e que meu olhar se perdeu no seu foi o mais lindo da minha existência. Você é tudo que sempre sonhei ter na vida e felizmente tenho a chance de ser e fazer feliz o ser humano mais encantador que conheço.

Só espero e desejo profundamente que nossa união seja forte e nosso lar o grande responsável pelo conforto após os dias intensos. Quero cuidar de você, de nós dois e juntos construirmos uma família maravilhosa. Prometo amar você até o fim dos meus dias. Te amo!”

Opção 4

“Morro de ansiedade de acordar e adormecer ao seu lado e de juntos celebrarmos o amor todos os dias, neste casamento que será simplesmente maravilhoso. Eu te amo.”

Ideias de votos de casamento evangélicos

Em algumas igrejas também é possível optar por recitar os próprios votos de casamento, no lugar do tradicional. Isso acontece principalmente em casamentos evangélicos, onde os noivos possuem um maior espaço para interagir e falar o que desejam.

Pensando nisso, a seguir você vai conferir algumas ideias de votos personalizados para casamento religioso. Uma dica para quem deseja escrever os próprios é utilizar algum versículo da bíblia que fale sobre amor e casamento para ler nessa hora.

Opção 1

“(Nome do noivo ou noiva), hoje nós nos tornamos marido e mulher. Queria que soubesse que, para mim, você foi um presente de Deus e, agora que vamos dividir as nossas vidas, meus dias serão cheios de alegria ao seu lado. Diante de Deus e de todos, prometo que serei sua amiga / seu amigo, confidente e companheiro (a) para dividir os sonhos e as esperanças. Prometo ser fiel, apoiá-lo (a) nos momentos difíceis e permanecer ao seu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por toda a minha vida.”

Opção 2

“Você é a minha recompensa. É o melhor de Deus na minha vida. E, a partir de hoje, definitivamente, não existirá mais o meu caminho e o seu caminho a trilhar. Pensaremos e agiremos juntos e é essa travessia que quero partilhar com você.”

Opção 3

“Hoje, neste altar, perante a minha família e amigos prometo honrar a nossa união, te amar incondicionalmente, te respeitar e ser o (a) melhor marido/esposa. Lhe ofereço meu coração e uma cumplicidade inabalável, estarei ao seu lado até o fim dos meus dias… eu te amo!”

Opção 4

“Jesus diz em uma das suas conversas com os apóstolos que nós devemos amar uns aos outros. Isso é uma verdade, uma exigência que até hoje o mundo não aprendeu direito como fazer. Uma das formas é o amor pela família, pela esposa, pelos filhos. Assim que eu quero que seja nossa vida daqui para a frente. Com Deus nos iluminando e nós, juntos, lutando para que a felicidade e o amor cristão reinem em nossas vidas. Te amo para sempre e que Deus nos abençoe!”

Opção 5

Opção inspirada em um versículo bíblico e que pode ser usada tanto em casamentos evangélicos, quanto católicos. Mesmo que não tenha sido escrito para ser um voto de casamento, com certeza esse discurso se adequa perfeitamente ao momento de união, confira:

“Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16,17

Votos de casamento emocionantes

Em qualquer situação o momento de recitar os votos são um dos momentos mais emocionantes de um casamento. Afinal, é neste momento que os noivos fazem as promessas para uma vida juntos e muita gente não consegue segurar as lágrimas.

Aqui, os noivos podem optar por contar alguma história sobre como se conheceram ou falar sobre a intenção de iniciar uma vida juntos. O importante é que eles sejam pessoais e reflitam toda a emoção do momento.

Confira a seguir alguns votos, super emocionantes, já prontos e alguns vídeos que podem servir de inspiração na hora de escrever.

Opção 1

“Hoje lhe aceito como esposa (o) e prometo amá-la (o) com toda a ternura que existe em meu coração. Estarei ao seu lado nos momentos alegres e difíceis, na saúde e na doença, e tenho certeza de que juntos continuaremos a realizar todos os nossos sonhos. Que Deus nos mantenha sempre unidos, apaixonados e felizes.”

Opção 2

“Tem amor que parece que nasceu pra durar uma vida inteira, tipo o meu por você. Amor forte, arrebatador, que me tira do chão, que me apresentou um mundo de possibilidades. Não tem como fugir: eu nasci para te amar.”

Opção 3

Essa ideia é em forma de vídeo e mostra os votos de casamento da blogueira Layla e o noivo Willian.

Opção 4:

A quarta ideia de votos de casamento emocionantes é do casamento do youtuber Whindersson Nunes com a cantora Luiza Sonza, que aconteceu no início de 2018.

Votos de casamento engraçados

A cerimônia de casamento nem sempre precisa ser tradicional e cheia de formalidades. Principalmente porque a escolha deve sempre ser de acordo com a personalidade dos noivos e refletir o que eles são para os convidados.

Da mesma forma acontece no momento de recitar os votos e juramentos. Por isso, é possível escolher algumas opções mais engraçadas, para abrir o discurso e arrancar algumas risadas da outra parte e até mesmo dos convidados.

No entanto, é preciso sempre se atentar aos limites. Sendo assim, evite utilizar piadas demais e deixar o momento parecido com um show de comédia. É preciso saber dosar a mão entre ser engraçado e emocionar com uma declaração mais séria. Confira a seguir alguns exemplos que podem servir de inspiração para você.

Opção 1

“O que eu preferia hoje? Um bom prato de lasanha e um vinho português! Brincadeira! Hoje é um dia simplesmente perfeito: rico em emoções, surpresas e magia! Muito obrigado por se casar comigo, meu grande amor!”

Opção 2

“Quero uma vida maravilhosa ao seu lado, repleta de grandes alegrias e crianças bonitas, mas se você preferir, podemos ser muitos felizes com cachorros, papagaios e o que mais quiser. Case-se comigo e o resto é escolha sua.”

Opção 3

“O casamento é uma tradição na minha família. O meu pai se casou com a minha mãe. O meu meu avô se casou com a minha avó e vários tios se casaram com as minhas tias. Nesse momento, a tradição de gerações chegou até mim e eu acho que tenho o parceiro (a) mais perfeito (a) dessa história toda.”

Opção 4

“Hoje eu me caso contigo e digo o quanto me comprometo a amá-lo (a). Por isso, peço que sempre acredite em mim e quando achar que por algum motivo eu não te amo mais, não acredite mais tanto assim…”

Quais são os votos tradicionais de casamentos?

Os votos de casamento tradicionais costumam ser aqueles que o celebrante religioso fala e os noivos repetem logo em seguida. Atualmente eles estão sendo deixados de lado, já que cada vez mais noivos optam por fazer o seu juramento personalizado.

Casal abraçado e feliz
Os votos de casamento personalizados estão ganhando espaço para os tradicionais (Foto: depositphotos)

No entanto, alguns templos religiosos ainda optam pela opção tradicional. Por isso é importante procurar saber antes da cerimônia quais são as regras impostas pelo templo escolhido para celebrar a união.

Os votos tradicionais costumam ter poucas variações entre si e geralmente são curtos. Tendo apenas entre três ou quatro linhas. Além disso, eles trazem uma mensagem poderosa sobre quais as promessas que devem ser cumpridas dentro do matrimônio. Veja a seguir as opções mais comuns de votos tradicionais.

Votos tradicionais da igreja católica romana

“Eu, NOME, aceito você, NOME, como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”

Votos tradicionais da igreja episcopal

“Em nome de Deus, eu, NOME, aceito você, NOME, para ser meu marido/esposa, para ter e manter deste dia em diante, para melhor, para pior, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, para amar e respeitar, até que a morte nos separe. Este é o meu voto solene.”

Votos tradicionais das igrejas protestantes

“Eu, NOME, tomo você, NOME, para ser o meu marido/esposa fiel, para ter e manter, deste dia em diante, para melhor, para pior, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, para amar e respeitar, até que a morte nos separe; de acordo com a santa vontade de Deus e do presente regulamento, me comprometo a você.”

Dicas de como escrever os próprios votos de casamento

Você viu neste artigo diversos modelos de votos de casamento prontos para todos os gostos. Contudo, caso deseje escrever o seu próprio e emocionar o futuro cônjuge no momento da cerimônia, fique atento a algumas dicas que podem ajudar neste momento.

Antes de mais nada saiba que é preciso começar a preparação dos votos com antecedência. O ideal é deixar tudo pronto com alguns meses ou semanas de antecedência, já que você pode querer mudar algumas coisas com o passar do tempo.

Outra dica importante é não se empolgar demais e escrever muito. É importante que os votos não sejam tão longos, para não atrasar os outros passos da cerimônia. Por isso opte por textos de no máximo quatro parágrafos curtos.

O próximo ponto é ser autêntico e deixar que os sentimentos tomem conta. Principalmente porque esse é um momento propício para isso e com certeza a outra parte ficará muito feliz de receber uma declaração no dia do casamento.

Caso não saiba exatamente como começar o texto coloque tudo o que acha do parceiro ou parceira em um papel. Pode ser em forma de lista, que deve conter todas as qualidades do outro e o que faz com que você o ame. Fazer isso pode ajudar a ter uma ideia de como começar a escrever.

Outra dica é imaginar o que você deseja fazer ao lado da pessoa no futuro e expressar isso em palavras. Por fim, pense sempre no outro e nos sentimentos dele ao escrever e use algumas músicas especiais para os dois quando parar para escrever os votos e colocar os seus sentimentos no papel.

Escolher os votos de casamento

Depois de todas essas dicas será fácil escolher, ou escrever, os votos do seu casamento. Caso ainda tenha alguma dúvida uma dica é procurar vídeos de outros casamentos e ver o que os noivos falaram na hora da cerimônia.

Além disso, para evitar nervosismo no momento de recitar os votos você pode ensaiar em frente a um espelho. Já no momento de recitá-lo na cerimônia sempre olhar para o noivo ou noiva. Já que ele é a parte mais importante e para quem os votos serão dirigidos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *