Comemoração

Significado de bodas de prata

Você sabe qual é o significado de bodas de prata? Essa data é uma das mais importantes e comemoradas por casais de todo o mundo. Sendo parte inclusive do costume de se comemorar os aniversários de casamento usando o simbolismo de alguns elementos da natureza.

Nesta data, que não pode passar em branco, muitos casais optam por fazer uma renovação dos votos, que é relembrar a promessa que foi feita no dia do matrimônio.

Pensando em toda a importância e simbologia da data, este artigo é destinado a falar tudo sobre as bodas de prata. Qual é o significado, como comemorar e ainda dicas e inspirações para decoração, presentes e mensagens especiais para o dia.

Qual é o significado de bodas de prata?

As bodas de prata costuma ser uma das datas mais esperadas pelos casais. Isso porque ela representa a comemoração de 25 anos de casamento. Ou seja, significa que o casal já viveu junto por um quarto de século e construiu muitas coisas juntos durante este período.

Por ser uma das mais conhecidas, juntamente com as bodas de ouro, muitos casais esperam e preparam ansiosos as comemorações desta data tão especial. Não apenas para eles, mas para todos os familiares e amigos.

Duas alianças de prata
As bodas de prata representa a comemoração de 25 anos de casamento (Foto: depositphotos)

Por isso, é bastante comum os noivos, ou a família, organizarem grandes festas e até mesmo fazer uma renovação dos votos. Sendo isso uma espécie de reiteração do compromisso de amar e cuidar, que foi feito no dia do matrimônio.

Qual a simbologia do material escolhido?

Todas as bodas são representadas por um material específico, mas a escolha não é feita por acaso. Ou seja, cada material é escolhido por causa do  que ele representa. Simbolizando as qualidades necessárias para que o casamento tenha durado certa quantidade de anos.

No caso de quem está comemorando 25 anos de casamento, o material escolhido é a prata que possui um importante e bonito significado.

Sendo assim, a prata simboliza a franqueza, a fidelidade e a pureza, que são necessários para que qualquer união dure mais de duas décadas. Esse significado deriva do fato da prata ser considerado um metal de alta pureza, superior a outros metais que também são considerados nobres.

Além disso, a prata é um metal bastante valorizado, principalmente quando ela possui um nível elevado de pureza. Outro simbolismo da prata, que é bastante associável ao matrimônio, é que ela é maleável e duradoura.

Ou seja, ela consegue se adaptar a várias formas e é duradoura. Podendo ser mantida por vários anos, sem que sofra com o desgaste do tempo. Da mesma forma deve ser um casamento, adaptável e duradouro.

Em alguns locais a prata é muito associada à lua e portanto considerada um elemento feminino. Desse modo, ela deixa mais visível características antes tidas como femininas, como a empatia e o conforto, por exemplo, e que também são coisas importantes de se cultivar em qualquer relacionamento.

Por fim, a prata é um material precioso. Sendo assim, o material também representa a raridade que é manter uma relação por um quarto de século. Sendo que durante todo esse tempo, diferenças e dificuldades foram superadas e o casal construiu sólidas raízes juntos.

Como comemorar os 25 anos de casamento?

Não existe apenas uma maneira de comemorar o aniversário de 25 anos de casamento. Afinal, cada casal é único e deve optar pela celebração com a qual se sintam mais confortáveis e que caiba no orçamento.

No entanto, o mais comum é organizar uma pequena festa, que pode ser feita junto com um almoço ou jantar.

Caso já tenha optado por seguir esse roteiro é importante seguir alguns passos para que tudo aconteça sem problemas. Em primeiro lugar é necessário escolher o tipo de festa e em qual horário ela será realizada.

As opções são várias e vão desde uma festa durante a tarde ou noite e apenas para os amigos ou mais convidados. A escolha vai depender do casal e o que se adequa mais ao desejo de cada um. A única dica é evitar festas que possam durar o dia inteiro, já que isso pode ser bastante cansativo.

O segundo passo é fazer a entrega dos convites, que podem ser uma reprodução dos que foram escolhidos para o casamento. O momento de renovar os votos também deve ser pensado com atenção.

Para casais religiosos existe também a possibilidade de fazer essa etapa da comemoração na mesma igreja em que foi celebrado o casamento. Já que isso deixará o momento ainda mais romântico, além de trazer a tona lembranças boas de décadas atrás.

Já se o casal não quer gastar com festas, pode investir o dinheiro em uma viagem a dois. Principalmente porque após 25 anos de relacionamento se entende que o essencial da vida é estarem juntos.

Para quem decidiu fazer uma festa e juntar os amigos e familiares mais próximos, a seguir você vai ver inspirações para decoração para a festa e bolo.

Inspiração para decoração

A decoração da festa de bodas de prata não precisa ser cara ou extravagante. Principalmente porque a comemoração costuma ter menos convidados e ser mais simples que o casamento.

Dito isso, o mais usado são temas com objetos, como bandejas e talheres de prata ou em uma cor que lembre este material. Para completar, por todo o espaço onde será realizada a festa podem ser colocadas fotos que o casal tirou nos 25 anos de casamento. Como uma forma de representar a passagem do tempo.

(Foto: Reprodução | Instagram/decorandoemocoes_bytania)
(Foto: Reprodução | Instagram/florifestafloricultura)
(Foto: Reprodução | Instagram/patriciagrandolocacoes)

Para o bolo

Uma coisa essencial e que não pode faltar é o bolo. É preciso destacar que, da mesma forma que acontece com a decoração, o bolo não precisa ter vários andares e topos personalizados.

Para isso existem opções de bolo com decoração na cor prata, que traz toda a simbologia do elemento para a ocasião e são bonitos.

(Foto: Reprodução | Instagram/anneferreira10)
(Foto: Reprodução | Instagram/isabelaalmeidagourmet)

Como escolher a aliança de bodas de prata?

Quando um casal resolve formalizar a união e se casar, optam geralmente por modelos de aliança feitos em ouro. Sendo este o modelo que irá acompanhá-los durante os próximos 25 anos de relacionamento. Já que alguns adotam o costume de trocar o modelo tradicional por um feito em prata na comemoração das bodas.

Essa troca é feita durante a renovação dos votos, com a prata trazendo todo o simbolismo que já foi mostrado no artigo para a relação. Um outro material também procurado é o ouro branco. Já que possui uma cor semelhante, mas não apresenta as marcas escuras da prata com o tempo.

É preciso se atentar que o novo modelo de aliança será diferente e chamará atenção. Principalmente porque se distingue das opções habituais. Por isso é importante que o casal escolha com o mesmo cuidado que as primeiras alianças foram escolhidas.

O melhor de tudo é as alianças de prata costumam ser mais baratas que as de ouro. Só para exemplificar a grama do ouro 18k, que é o mais usado é vendida por em média R$150. Já a prata 995, que é a mais pura possui valor de mercado de R$3.

Como surgiu a comemoração das bodas?

A ideia de comemorar as bodas de casamento anualmente surgiu apenas em 1937. Esse ano foi quando a Associação Americana de Joalheiros divulgou uma lista com os vários materiais que simbolizam cada ano de matrimônio.

A lista original apresenta bodas anuais até os 25 anos de casamento e a cada cinco anos a partir dessa data. A intenção deles era estimular as vendas, já que as pessoas iriam comprar presentes se tivessem o que comemorar.

No entanto, a ideia não veio do nada, mas de uma antiga tradição alemã. Essa tradição dizia que um casal ganhava uma coroa de prata a cada 25 anos e uma de ouro a cada 50 anos de casamento. Sendo que as coroas eram presentes dados por amigos mais próximos e familiares.

Com o tempo esse costume ganhou o nome de Vota, que significa promessa em latim e era o nome dado a cerimônia de casamento. Uma curiosidade é que se fala bodas ou votum, no plural porque a promessa de matrimônio é feita por duas pessoas.

Atualmente é possível encontrar listas de bodas de casamento que vão do primeiro até o centésimo ano. Sendo anuais e com cada material aumentando de raridade e resistência a cada ano que passa. Os casamentos mais longos do mundo comemoraram bodas de nogueira ou carvalho, que é a comemoração de 80 anos juntos.

Só para exemplificar, as bodas de 100 anos são chamadas de bodas de jequitibá. Sendo que essa é uma árvore nativa da América do Sul, que possui um tronco grosso e resistente e que pode viver centenas de anos.

Outros significados da prata

Você viu neste artigo qual é o significado de bodas de prata e qual o simbolismo desse material em um relacionamento duradouro.

A prata traz muitos significados positivos e importantes para um união e para os casais cristãos ela é ainda mais especial, já que ela é o símbolo da palavra e sabedoria de Deus. Quando usada no casamento pode significar que aquela relação tem as bênçãos de Deus e portanto será duradoura.

Outro significado atrelado a prata e que tem relação com o matrimônio é a verdade. Ou seja, é preciso ter verdades em todos os atos e sabedoria para se viver mais de duas décadas unidos.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *