Comemoração

Significado de bodas de madeira

Você já se perguntou qual é o significado de bodas de madeira? Ou qual o simbolismo por trás dessa data para o casal?

Antes de mais nada é preciso saber que as bodas são comemorações tradicionais, que marcam o período de tempo em que um casal passa junto. Por isso usa de materiais para representar as qualidades necessárias para manter um relacionamento saudável e feliz por muitos anos.

Cada vez mais as pessoas estão comemorando as bodas de casamento, uma vez que existe uma específica para cada ano de matrimônio. As comemorações geralmente contam com a presença de amigos e familiares e a renovação dos votos de amor que foram feitos anos atrás.

Neste artigo do Eu Casei você vai descobrir qual o significado desta boda e ainda vai ver dicas e inspirações para comemorações desta data especial.

O que significa bodas de madeira?

Bodas de madeira é o nome dado a comemoração de cinco anos de casamento. Dessa maneira, é uma espécie de momento de passagem, que marca todas as conquistas do casal ao longo dos anos. Além de todas as qualidades que foram cultivadas em conjunto para que isso pudesse ser possível.

Casal de mãos dadas
Esse material representa a força e resistência da relação (Foto: depositphotos)

Geralmente essa não é uma data muito comemorada pelos casais, pois as mais lembradas são a bodas de prata ou ouro. No entanto, essa data também pode se transformar em uma celebração especial.

Até porque, chegar ao quinto ano de matrimônio é um ótimo motivo para comemorar em casal ou com os amigos e familiares que fazem parte diretamente da felicidade do casal.

Por que a madeira é o material escolhido para essa boda?

Cada ano de casamento é simbolizado por um material diferente. Eles são escolhidos por representar qualidades necessárias para que um casal permaneça junto por vários anos.

Por isso que a madeira foi o material escolhido para representar o quinto ano de matrimônio. Ela é mais resistente que os materiais que representam os primeiros quatro anos de casamento, como o papel e o algodão. Ela também é considerada um material quente. Dessa forma, representa o aconchego e conforto que o casal sente ao estar junto.

Outro simbolismo da madeira é que ela é forte e é usada para construir estruturas duradouras. Da mesma forma que o relacionamento a dois precisa ser para se transformar em algo durável.

A madeira vem das árvores, que possuem raízes sólidas e que precisam estar bem nutridas para que deem frutos. Isso também representa o matrimônio, já que no quinto ano de união o casal já fincou as suas raízes e deve estar colhendo alguns dos frutos que plantaram juntos e que irão crescer no futuro.

Por fim, a madeira também é usada para fazer o fogo, que é o calor e paixão que devem ser alimentados durante os anos de união.

No entanto, ela ainda é um material frágil a ações externas. Como por exemplo, o ataque de insetos. Por isso é importante cuidar sempre, para que ela seja mantida sempre em bom estado e capaz de sustentar tudo o que foi construído ao redor dela.

Qual é o significado de bodas de ferro?

Mesmo que bodas de madeira seja a expressão mais conhecida, o material não é usado em todas as regiões. Já que em alguns países o símbolo do aniversário de cinco anos de casamento é o ferro. Sendo bastante comum também ouvir a expressão “bodas de madeira e ferro”.

Por que o ferro? Ele também é um material resistente e muito usado em construções, para sustentar estrutura. O ferro também é um material moldável quando quente, representando a necessidade de adaptação e de ceder em alguns pontos.

Contudo, quando o ferro esfria ele se torna sólido e duradouro. Porém, da mesma forma que acontece com a madeira, o ferro pode sofrer interferências externas e enferrujar. Por isso, precisa de um cuidado constante para que não se desgaste ao longo dos anos, da mesma forma que ocorre com qualquer relação.

Como comemorar o aniversário de cinco anos de casamento?

Existem várias formas de comemorar os cinco anos de casamento. Uma delas com certeza será perfeita para os gostos de cada pessoa. Por isso, não existem desculpas para que esta data especial seja passada em branco.

A primeira e mais cotada opção é uma festa para as pessoas mais próximas e não é preciso montar uma super comemoração. O importante é se cercar de pessoas especiais e que contribuíram para a felicidade do casal.

Outra opção é fazer um jantar a dois ou com a presença dos padrinhos, que traz uma atmosfera mais pessoal e romântica para o dia. Outras opções de comemoração a dois são viagens e um ensaio fotográfico temático.

Este último pode ser feito em uma floresta ou bosque, de forma a enaltecer o elemento símbolo dos cinco anos de união e relembrar para sempre a felicidade do casal.

O Eu Casei separou algumas fotos que podem servir de inspiração para decoração e para o bolo especial de bodas de madeira. Confira.

Inspiração de decoração para a festa de bodas de madeira

A opção mais cotada para qualquer tipo de comemoração é uma festa. No caso das bodas de madeiras ela pode ser temática, para que o elemento símbolo da data seja exaltado, assim como as qualidades que ele representa para a duração do casamento.

O melhor de tudo é que não é necessário gastar muito tempo ou dinheiro na decoração, já que é possível montar uma bonita decoração com pouco. Basta escolher um tipo de madeira ou elementos que lembrem esse material e incorporá-los na decoração. Confira algumas ideias simples e fáceis de decoração.

(Foto: Reprodução | Instagram/archfestas)
(Foto: Reprodução | Instagram/archfestas)
(Foto: Reprodução | Instagram/thiagoaquinoimagens)

Ideias de bolo para a festa

Outro elemento importante em qualquer festa é o bolo. Nas bodas de madeira, semelhantemente ao que acontece com a decoração, esse elemento também pode ser temático e exibir características importantes da madeira.

Por isso o chocolate e texturas que se assemelha a casca e troncos de árvores são as mais vistas. Ao contrário do que você pode pensar, esses bolos podem ser bastante simples de serem feitos. Bastando ter um pouco de criatividade e colocar a mão na massa.

(Foto: Reprodução | Instagram/naamabello)
(Foto: Reprodução | Instagram/pergolalocacao)
(Foto: Reprodução | Instagram/delicias_caseiras_confeitaria)

Jantar romântico

Quem disse que um jantar não merece uma decoração especial. Para quem deseja optar por uma celebração a dois e mais íntima, é possível colocar toda a simbologia da madeira em pequenos elementos da decoração.

As ideias a seguir mostram bem isso, já que o material aparece de maneira discreta nos descansos de pratos e copos, bem como na cartela de cores que foram escolhidas.

(Foto: Reprodução | Instagram/silcasaresalves)
(Foto: Reprodução | Instagram/silcasaresalves)

Ideias para presentes para bodas de madeira

Você viu neste artigo qual é o significado de bodas de madeira e também o porquê desta ser uma data tão especial. Por isso, o aniversário de cinco anos de casamento não deve passar em branco.

Uma boa ideia para que o momento seja sempre lembrado é presentear a pessoa amada. A boa notícia é que a madeira não é apenas um material usado em móveis e construção. Já que ela também é matéria prima para obras de arte, joias e até mesmo objetos de uso diário como relógios e óculos de sol.

Sendo assim, o presente escolhido para a data pode ser algum desses elementos feitos em madeira, como porta-retratos, com uma foto dos dois, relógio ou alguma estátua ou outro objeto de decoração.

Existe também a opção de presentear com joias personalizadas. Como por exemplo um colar ou par de brincos em forma de árvore ou feitos em madeira, que demonstra os sentimentos do casal e ainda traz consigo todo o simbolismo da madeira.

Uma última ideia de presente, que não é usável mas traz um simbolismo muito forte para o casal é plantar uma árvore. Afinal, nada melhor para representar o crescimento e os frutos da relação do que cultivar o símbolo dos cinco anos de união. Esse, além de ser um presente especial é algo que o casal irá fazer junto, o que irá fortalecer ainda mais os laços da união.

O que são exatamente as bodas de casamento?

A palavra boda é derivada do termo em latim vota ou votum, é geralmente usada no plural, e significa promessa. Ou seja, era o termo usado para representar a celebração do casamento.

Com o tempo esse costume se mesclou com outro, de origem alemã. A lenda diz que era costume que os casais que comemorassem 25 anos de casamento fossem presenteados com uma coroa de prata. Ao chegar aos 50 anos, o presente seria uma coroa de ouro, que era dada por amigos e familiares.

Com o tempo esse costume foi popularizando e a tradição foi se expandindo para outras datas.

Contudo, mesmo que seja um costume bem antigo, as comemorações das bodas só se tornaram anuais em 1937. Neste ano a Associação Americana dos Joalheiros criou uma lista na tentativa de aumentar as vendas.

Por isso que atualmente as bodas seguem de um até os 100 anos de casamento, chamada de bodas de jequitibá. Sendo anuais até os 25 anos e depois isso geralmente são contadas a cada cinco anos.

Qual a importância de celebrar as bodas?

Celebrar as bodas de casamento não é apenas uma festa como qualquer outra, mas uma forma de relembrar tudo o que casal passou para continuar junto e tudo o que foi construído ao longo do relacionamento.

Por isso, se inspire nas ideias desse artigo e as use para celebrar essa data tão especial e significativa que são as bodas de madeira.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *