Moda

Roupas para casamento na praia

Um casamento na praia exige um figurino diferente dos casamentos tradicionais. Por isso, se você está em dúvida sobre quais são as roupas adequadas para um casamento na praia, não precisa mais procurar! Aqui você encontrará as melhores dicas, sugestões e ideias sobre esse assunto!

Realizar a cerimônia e festa de casamento à beira mar é o desejo de muitos casais. Seja por causa do visual, do clima, da decoração ou mesmo por causa do estilo da festa mais casual, romântico e menos formal.

O casamento no litoral geralmente foge do estilo tradicional da cerimônia. Nesse tipo de evento, abre-se mão de muita formalidade e tudo fica mais aconchegante, confortável e, claro, muito bonito e autêntico.

Mas se você está aqui, já deve ter escolhido declarar o seu amor nesse local ou vai participar desse tipo de cerimônia! Por isso, vou falar sobre as ideias e sugestões de roupas para se usar nessa ocasião. Confira!

Quais roupas usar em casamento na praia?

Primeiramente, tire da cabeça a ideia de ver todo mundo usando trajes formais. Essa não é a proposta do casamento na praia. A não ser que seja um casamento onde nem a cerimônia e a festa tenham contato com a areia da praia. Se esse for o caso, é possível usar roupas formais, mas mesmo assim não recomendo.

Buquê e casal na praia
Casamento na praia pede roupas mais leves e confortáveis (Foto: depositphotos)

A roupa formal não é indicada por vários motivos. Entre os principais estão o calor, a areia que pode entrar nos sapatos e sapatilhas, a brisa e a maresia, entre outros. Mas, vamos ser sinceros, se você escolheu se casar na praia, você não quer um casamento comum. Então porque as roupas precisam ser as mesmas do casamento comum?

Então, se você veio em busca de dicas, chegou ao lugar certo! Aqui você vai descobrir todas as tendências, ideias, sugestões e dicas mais legais e geniais para o casamento na praia. Veja abaixo!

Noivas (Vestido de noiva)

A noiva continua usando branco! Essa tradição pode ser mantida fielmente, a não ser que a própria noiva opte por usar uma cor diferente e fugir do tradicional! A maior diferente do vestido da noiva no casamento na praia é que ele pode ser mais aberto e leve.

A praia é um local que não pede muitas roupas e trajes pesados. Por isso, opte por um vestido leve, sem muito volume. Aposte nos detalhes como rendas, acessórios de cabelo, maquiagem leve e volume das madeixas.

É a melhor ocasião para usar acessórios coloridos, como uma coroa de flores ou flores no cabelo. Muitas noivas também optam por ir ao altar descalça, com os pés na areia. Mas mesmo assim, ainda usam acessórios de pé.

Caso a noiva prefira não usar branco, a tendência é usar vestido de cor suave, como rosa bebê, azul celeste ou bege. O bege, apesar de ser uma cor discriminada, tem tudo a ver com o clima de praia e combina com os típicos acessórios tropicais, como flores e folhas.

Noiva sorrindo
O banco é sempre uma boa escolha para as noivas (Foto: depositphotos)
Noiva sorrindo na praia
Mesmo que a preferência seja o longo, opte por tecidos mais leves (Foto: depositphotos)
Noiva com tiara de flores
As tiaras de flores são bem-vindas em casamentos na praia (Foto: depositphotos)

Noivos

O figurino do noivo pode continuar sendo o tradicional (sem ser preto) ou ele pode apostar em algo mais casual, porém ainda arrumado. A tendência dita que os noivos devem se vestir com cores suaves como branco, bege ou azul claro.

As principais sugestões são as de usar terno de tecido fino e confortável, com cores claras. Contudo, o noivo pode usar uma camisa de botão leve e uma calça social, e continuará arrumado e lindo para um casamento no litoral.

Os acessórios também são bem-vindos nas roupas do noivo. Por isso, uma flor no bolso, pulseiras, relógio e colar podem ser usados sem muita preocupação.

Casal caminhando na praia
Blusa branca e calça marrom são a cara de um casamento na praia (Foto: depositphotos)
Casal andando na praia
Os homens também podem apostar em suspensórios (Foto: depositphotos)
Casal sorrindo de mãos dadas
Um look mais claro é ideal para cerimônias realizadas no litoral (Foto: depositphotos)

Convidados

Os convidados de uma casamento no litoral precisam seguir a proposta da festa. Essa é, talvez, uma das maiores preocupações que o casal e a organização devem estar atentos. Esse é um tipo de festa mais casual, por isso sugiro que indique que os convidados não venham trajando roupas formais.

Uma tradição dos casamentos na praia é que os convidados vistam uma ou duas cores suaves. As principais são branco e alguma cor escolhida pelos noivos e que destaque na decoração, como bege, azul claro, laranja ou rosa.

Tudo isso porque possivelmente os convidados participam da cerimônia e festa com a mesma roupa, e ninguém quer estar formal em uma festa na praia. Por isso, não pense que os convidados com roupas casuais vão deixar a cerimônia feia. Muito pelo contrário, será mais aconchegante e confortável para todos!

Família feliz na praia
Você pode escolher uma cor oficial para os convidados, como por exemplo o branco (Foto: depositphotos)
Noiva e convidadas sorrindo
Cores neutras são as mais indicadas para os casamentos na praia (Foto: depositphotos)

Damas de honra e Pajens

As crianças adoram casamentos na praia! Para elas é uma viagem e uma festa, só isso! Sendo assim, você pode vesti-las de forma confortável e bonita, sem precisar dos trajes tradicionais de pajens e damas de honras.

Aposte em roupas mais leves, para que depois elas possam brincar e se divertir sem reclamações! Os meninos podem usar shorts e sandálias sem problema algum. Para as meninas, pode ser um vestido leve de rendas!

Menina com vestido branco
As damas de honra também podem entrar com uma coroa de flores (Foto: depositphotos)
Menino andando de chapéu
E que tal um chapéu praieiro para compor o look do pajem? (Foto: depositphotos)

Padrinhos

Os padrinhos podem usar roupas casuais também, mas geralmente usam alguma peça ou acessório que destaquem eles dos convidados comuns. Pode ser chapéu, flores no bolso, suspensórios ou colares de flores no estilo havaiano!

Os padrinhos e madrinhas também são convidados, não se esqueça disso! Eles precisam estar confortáveis e livres para se divertir na festa também. Caso contrário, informe às testemunhas que elas precisam levar uma outra roupa para a festa. 

Dois homens de suspensório
Assim como os noivos, os padrinhos também podem apostar no suspensório (Foto: depositphotos)
Homem com óculos de sol
Óculos de sol também podem compor o figurino dos padrinhos (Foto: depositphotos)

Veja também: Cardápio para casamento na praia

Madrinhas

Assim como os padrinhos, as madrinhas precisam estar confortáveis, porém se destacar entre os convidados. Pode ser uma cor de vestido diferente e única entre elas (como já é tradição) ou acessórios como coroas de flores e penteados diferentes.

No geral, as madrinhas usam vestidos leves, mas não tanto para que o vento possa levantar a saia durante a cerimônia ou festa.

Mulher de vestido rosa
As madrinhas podem escolher um modelo alinhado e confortável (Foto: depositphotos)
Corsage de flores rosas
Corsage pode compor o look das madrinhas (Foto: depositphotos)

Qual o melhor tom de roupa para usar?

Em um casamento tradicional, as cores predominantes geralmente são escuras, principalmente entre os homens. Por outro lado, no casamento na praia, a proposta é o contrário. Indica-se que os convidados usem roupas leves e de cores claras, principalmente o branco!

Veja abaixo as cores predominantes para um casamento à beira-mar.

  • Branco: É a cor base dos figurinos para o casamento na praia. Contudo, indica-se que todos usem branco junto com outra cor de tom suave, como as citadas abaixo
  • Bege: É uma das cores favoritas para esse tipo de cerimônia e festa. Trata-se de uma cor que tem tudo a ver com praia, pois lembra palha e combina com o cenário lindamente
  • Azul Bebê: É uma cor que fica linda em fotos, principalmente se houver muito verde na vegetação local. Também pode valorizar a decoração da festa
  • Laranja: Muita gente detesta o laranja, mas combinado com o branco, é uma ótima cor para a praia. Os tons suaves de laranja, mesclados com o branco, combinam com as principais cores do litoral (azul do mar e céu), bege e branco (da areia) e o verde (da vegetação tropical)
  • Rosa claro: É uma cor muito boa para casamentos diurnos. É um tom lindo para se usar de dia e fica ótimo nas fotos.

Que roupa evitar no casamento na praia?

Por fim, existem algumas roupas, peças e acessórios que definitivamente não combinam com praia ou litoral. Além de destoar o estilo da cerimônia e festa, pode acabar causando desconforto e mal-estar. Veja quais roupas evitar nessa ocasião:

  • Sapatos sociais (pode entrar areia e ser desconfortável depois de algum tempo)
  • Sapatilhas (também pode entrar areia)
  • Calça social (é uma opção muito quente e não tem nada a ver com praia)
  • Meia-calça (pode entrar areia e ficar grudando na pele devido a maresia)
  • Vestidos e saias de tecido leve (o vento da praia pode fazer a roupa levantar)

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *