Culinária

Cardápio para casamento na praia

Você conhece os principais cardápios para um casamento na praia? Assim como todo o resto, um casamento desse tipo é bem diferente do tradicional, na decoração, figurinos e, claro, nos sabores! Aqui você vai aprender todas as tendências para um cardápio de casamento na praia!

O primeiro pensamento que você deve ter sobre esse tema é: “na praia, as pessoas gostam de comer e tomar o que geralmente tomam nas viagens”. Portanto, se os convidados estão à beira-mar, ouvindo as ondas, eles vão querer sentir os sabores que sentem quando estão na praia em outras situações.

Por isso, se você quer dar uma experiência de casamento litorâneo, você pode unir o cardápio tradicional com os sabores da praia e, assim, deixar todo mundo satisfeito. Abaixo, vamos te dar várias dicas e sugestões para cada refeição, petiscos e drinks.

O que servir em casamento na praia?

Um casamento em um cenário tropical pede por um cardápio com detalhes tropicais. Por mais que existam comidas gostosas em todos os lugares, quem está na praia espera comer “comida de praia”.

Mesa com frutas
O cenário tropical pede por um cardápio com detalhes tropicais (Foto: depositphotos)

Por isso, é uma oportunidade ótima para servir pratos, petiscos, drinks e docinhos inspirados na cenário da praia. Os frutos do mar, peixes, caldos e drinks de frutas precisam estar presentes no cardápio do jantar e da festa. Confira a lista de itens importantes em um casamento na praia:

  • Caldos de peixes e frutos do mar
  • Drinks de frutas (com e sem álcool)
  • Frituras como macaxeira, batata, camarões ou bolinhos de bacalhau
  • Arroz branco e arroz à grega
  • Saladas tropicais (com frutas)
  • Molhos
  • Carnes, com foco em peixes e frutos do mar (polvo, camarão ou bacalhau)
  • Purê ou escondidinho da preferência do casal
  • Sucos de fruta
  • Doces de festa com decoração tropical

Confira abaixo cada um das refeições, petiscos e itens detalhadamente!

Sugestões de petiscos

Neste tópico, você encontrará os principais petiscos para um casamento na praia. As ideias são super legais, deliciosas e tem tudo a ver com praia e casamento. Confira:

Camarão empanado
Os camarões em todas as suas versões cabem na ocasião (Foto: depositphotos)

Caldinhos

Os caldinhos são uma tradição quando o assunto é estar no litoral brasileiro. O que é mais praia do que ficar olhando o mar, ouvindo as ondas e tomando um bom caldinho? Entre os sabores mais comuns estão: peixe, mariscos, camarão, bacalhau e feijão.

Camarões

Camarão ao alho e óleo, frito, empanado, com limão, acebolado… São inúmeras as formas de servir e comer camarão. Contudo, todas simbolizam muito o litoral. Por isso, é um item quase indispensável dos casamentos na praia.

As empresas de eventos e buffet geralmente têm muitas recomendações de petiscos que usam camarão. Veja as sugestões e escolha a seu critério.

Bolinhos fritos

Os bolinhos fritos são comuns em casamentos tradicionais, assim como a famosa coxinha e pastéis. Entretanto, na praia eles ficam ainda melhor. Entre os sabores mais comuns estão os bolinhos recheados com bacalhau, charque, carne e queijo.

Uma dica é servir junto com algum molho tropical, para dar aquela diferenciada e surpreender os convidados com um jeito novo de comer os bolinhos!

Cardápio de entrada

As entradas são super importantes nos almoços e jantares de casamentos. Quando o evento é realizado na praia, é uma boa oportunidade de oferecer entradas diferentes das tradicionais!

Aproveite o cenário para criar uma atmosfera de lugar aconchegante como a praia é por si só. Dê aos convidados os sabores típicos do mar e os deixe imergir nessa experiência!

Anéis de cebola
Os anéis de cebola podem vir acompanhados de molho agridoce ou cítrico (Foto: depositphotos)

Iscas de peixe

As iscas de peixe são deliciosas e servem muito bem como entrada. Além das iscas, você pode servir também vegetais empanados e fritos, como berinjelas e macaxeira. Essas segundas opções são ideias para quem não gosta de peixe.

Lembre de servir junto com 1 ou 2 molhos. Recomendamos o molho tártaro, pois acrescenta sabor no peixe.

Anéis de cebola

Os anéis de cebola empanados e assados lembram muito fast-foods, mas também são ótimos como entrada. Sirva-os como molho cítrico ou agridoce.

Mariscos ao vinagrete

Outra entrada famosa e muito gostosa é o prato de mariscos ao vinagrete. Nenhum prato de entrada traduz mais a praia e o mar do que este. É uma ótima alternativa para casamentos com tema tropical ou natureza.

Pratos principais

Entre os pratos principais para um cardápio de casamento na praia, sugerimos duas alternativas muito boas da gastronomia litorânea. Apesar de serem pratos incomuns, não são muito difíceis de fazer e o buffet com certeza deve dar conta.

Contudo, vale lembrar que vamos te mostrar as principais receitas. Os outros itens do cardápio, como arroz, purês, saladas e carnes devem estar dispostos na mesa do buffet ou no cardápio físico (se for um buffet de serviço e não self-service)

Paella
a paella é composta por camarões, lagostim, lula, polvo, mexilhões e badejo (Foto: depositphotos)

Paella de frutos do mar

A paella de frutos do mar é um prato que traz vários sabores do mar na boca. Sem contar que tem um aroma típico da praia, que invade o ambiente. Leva camarões, lagostim, lula, polvo, mexilhões e badejo. Vale a pena provar e selecionar para o cardápio do jantar ou almoço.

Bobó de camarão

Claro que não íamos deixar de fora o bom e velho bobó de camarão. Este é um prato famoso até mesmo nos casamentos tradicionais. Por isso, não deixe de permitir que os seus convidados sintam esse sabor ouvindo o barulho das ondas e olhando para o mar!

Bebidas para servir no casamento na praia

Uma coisa importante dos casamentos, seja comum ou em qualquer lugar, são as bebidas. Abaixo listamos as bebidas que não podem faltar na recepção e festa. Confira:

  • Cerveja
  • Água natural e gaseificada
  • Refrigerantes da sua preferência
  • Suco natural (recomendamos laranja, limão e maracujá)
  • Espumante
  • Whisky
  • Drinks de fruta (é preciso contratar um bartender ou verificar se o buffet dispõe de um profissional desse tipo)

Lista do que não servir nessa ocasião

Por fim, é preciso deixar claro que existem alguns pratos e petiscos que não devem ser servidos em um casamento na praia. Eles podem ser deliciosos, mas não tem nada a ver com a “vibe” da praia e podem causar desconfortos e estranheza nos convidados. Veja a lista abaixo:

  • Comida japonesa: Primeiramente, tem muita gente que não gosta. Em segundo lugar, comer muita comida desse tipo deixa os convidados estufados, o que pode causar mal estar.
  • Feijoada: Um dos símbolos do cardápio brasileiro, a feijoada dessa vez tem que ficar de fora. É um prato muito pesado, que pode inclusive causar mal-estar nos convidados.
  • Churrasco: É uma opção que sai caro e não tem nada a ver com praia. É melhor optar por petiscos, salgados e doces. Além disso, essas últimas opções saem bem mais barato.
  • Petiscos em copinhos e colheres: Eles são ótimos, mas poluem o local e são difíceis de comer. Por isso, opte por petiscos que dá para pegar com a mão usando um guardanapo, por exemplo.
  • Alimentos que ficam presos nos dentes: Evite milho, espinafre, ricota, queijos crus e manga. Afinal, é desconfortável ver as pessoas com comida presa nos dentes. Ainda mais se for você mesma(o)!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *