Comemoração

Bodas de namoro: significados de cada mês e ano

Você conhece as bodas de namoro e os seus significados? Assim como o casamento, a datas comemorativas do namoro também são muito comemoradas. É o momento perfeito para celebrar a união e amor construído com o tempo. E neste artigo você vai conhecer o significado de cada boda, seja de mês ou de ano.

Muitas pessoas costumam guardar na memória as datas consideradas especiais do namoro. Por isso, é muito comum ver casais celebrando datas como o dia em que eles se conheceram, aniversário de namoro e, claro, as bodas de namoro.

Apesar de muitas pessoas comemorar as bodas de namoro e casamento, a maioria delas conhece apenas as bodas mais conhecidas (as de 1 ano, 10 anos, 25 anos, por exemplo). E, quando falamos bodas, geralmente lembramos das bodas de casamento antes de sequer pensarmos nas bodas de namoro.

Dessa forma, vamos te mostrar a lista completa de bodas de namoro. Para que você possa ter ainda mais datas especiais para comemorar com o seu amor. Confira!

O que são bodas de namoro?

A celebração de um casal após namorar por um determinado tempo é chamada de bodas de namoro. Ou seja, cada mês e ano namorando tem um nome de boda único e promove uma data que pode ser comemorada.

Casal de mãos dadas
A cada comemoração, o casal vai renovando os votos de amor e cumplicidade (Foto: depositphotos)

Primeiramente, é bom ressaltar que as bodas são datas muito usadas para demonstrar amor e carinho pela pessoa amada. E como cada boda tem um nome, muitos casais usam o nome da boda para ter ideias de presentes, celebrações e demonstrações de carinho.

Por exemplo, ao comemorar as bodas de cristal, pode-se presentear a pessoa amada com um objeto deste material. Da mesma forma, nas bodas de pipoca uma boa ideia pode ser ir ao cinema!

É um costume antigo (e também quase como um truque) se inspirar nas bodas para presentear a pessoa amada. Por isso, sem mais enrolação, veja quais são as bodas de namoro e seus significados!

Quais são as bodas de namoro?

Confira quais são as bodas de namoro do primeiro dia da relação até o 15º aniversário do casal:

  • 1 dia: Bodas de brisa
  • 1 semana: Bodas de papel alumínio
  • 15 dias: Bodas de estrela
  • 1 mês: Bodas de beijinhos
  • 2 meses: Bodas de sorvete
  • 3 meses: Bodas de algodão-doce
  • 4 meses: Bodas de pipoca
  • 5 meses: Bodas de chocolate
  • 6 meses: Bodas de pluminhas
  • 7 meses: Bodas de purpurina
  • 8 meses: Bodas de pompom
  • 9 meses: Bodas de pirulitos
  • 10 meses: Bodas de pintinhos
  • 11 meses: Bodas de chiclete
  • 1 ano: Bodas de milagre (bodas de kama-sutra)
  • 2 anos: Bodas de dedo-de-moça
  • 3 anos: Bodas de cristal
  • 4 anos: Bodas de quartzo azul
  • 5 anos: Bodas de paixão
  • 6 anos: Bodas de rosas
  • 7 anos: Bodas de tulipas
  • 8 anos: Bodas de flor de jade
  • 9 anos: Bodas de orquídeas
  • 10 anos: Bodas de milagre
  • 11 anos: Bodas de romance
  • 12 anos: Bodas de estrela do mar
  • 13 anos: Bodas de sereia
  • 14 anos: Bodas de doce de leite
  • 15 anos: Bodas de amor eterno.

Veja abaixo o significado e dicas de como celebrar cada uma das bodas de namoro. Com certeza, você encontrará a maneira mais inesquecível para comemorar com o seu amor.

Significado de cada bodas

Veja aqui a lista de todas as bodas de namoro e seus significados. Aqui você também vai ver a explicação e dicas de como presentear ou celebrar cada uma das datas.

1 dia: Bodas de brisa

Essas bodas geralmente não são celebradas, porque com um dia de namoro o casal provavelmente está grudado e super animado com o novo relacionamento. Entretanto, uma forma legal de celebrar essa data é tirar algumas fotos e ir postando nas redes sociais durante os primeiros dias ou meses de namoro.

1 semana: Bodas de papel alumínio

Sabe como as bodas mais famosas são aquelas com nomes de pedras preciosas ou minerais? Pode-se dizer que esse conceito começa aqui. O alumínio é o elemento metálico mais abundante na terra e, por isso, não é considerado precioso.

Contudo, essa data pode ser um momento muito feliz e muito bem celebrado. Com uma semana de namoro, os casais tendem a estar juntinhos e namorar bastante. Por isso, por que não fazer um jantarzinho em casa? Uma receita de forno é uma boa ideia, principalmente aquelas que são embrulhadas em papel alumínio para assar.

15 dias: Bodas de estrela

As bodas de estrela são, na opinião de muitas pessoas, uma das bodas mais inspiradoras e apaixonantes. Aos 15 dias de namoro, os casais estão super animados, apaixonados e prontos para passar muito tempo ao lado do(a) companheiro(a).

Uma boa ideia é sair em um jantar ao ar livre, onde dê para olhar as estrelas. Ou mesmo o casal ir junto em um passeio noturno. Presentes que remetem às estrelas também são ótimos nessa ocasião.

Para os mais caseiros, uma decoração simples de estrelas em casa e um bom filme romântico pode ser uma celebração bem íntima, romântica e econômica.

1 mês: Bodas de beijinhos

Um mês de namoro significa as bodas de beijinhos. Em primeiro lugar, essas bodas podem ser interpretadas de 2 formas: beijinhos de verdade ou o doce beijinho. Por isso, existem duas vertentes de presentes possíveis nessas bodas.

Na primeira delas, você pode escrever uma carta de amor, por exemplo, e enchê-la de beijos e vale-beijos. Entregar ao seu amor para ele(a) sempre ter os seus beijos nesse presente.

Na segunda vertente, você pode fazer a receita de beijinhos, comprar uma caixinha bem bonita, decorá-la e entregar uma caixa de doces que você mesmo(a) fez. É uma opção bem romântica!

2 meses: Bodas de sorvete

Essas bodas não precisam nem de dica de presentes! As bodas de sorvete representam as bodas da diversão, assim como as do 3º ao 5º mês. Por isso, nada melhor do que sair para passear, tomar um sorvete, ir no parque ou cinema e aproveitar bem o dia!

Casal de bicicleta
Apostem em comemorações que agradem aos dois (Foto: depositphotos)

3 meses: Bodas de algodão-doce

Tal como as bodas de sorvete, as bodas de algodão doce representam diversão, alegria e a parte colorida do namoro. Dessa forma, uma boa ideia é ir a um parque de diversões ou parque aquático, se divertir com o seu amor e, por último, comer um delicioso algodão doce.

4 meses: Bodas de pipoca

Por outro lado, as bodas de pipoca são perfeitas para ir ao cinema ou assistir aquele filminho em casa. São bodas muito boas para passar um tempo ao lado do seu amor e aproveitar sua presença.

5 meses: Bodas de chocolate

Como o nome já propõe, nada melhor do que presentear o seu amor com chocolates nessa data especial. Você pode comprar ou fazer o seus próprios bombons. Mas, o mais importante, é criar um ambiente bem romântico para entregar o presente.

6 meses: Bodas de pluminhas

Essas bodas são muito especiais, mas se você quer dar um presente seguindo o nome das bodas, fica um pouco difícil encontrar um bom presente. Plumas são usadas, geralmente, em travesseiros e ursos de pelúcia. A segunda alternativa pode ser um presente legal para a data!

Contudo, como citamos travesseiros, uma noite romântica no quarto também é uma boa ideia para curtir essas bodas. Você pode arrumar o quarto com velas, pétalas de flores e algumas essências. E, bom, o resto você já sabe!

7 meses: Bodas de purpurina

As bodas de purpurina são comemoradas no sétimo mês de namoro e representam diversão, agito e animação. Uma boa maneira de celebrar é sair para curtir uma noite na balada. Mas vocês também podem ir para alguma festa, fazer uma viagem animada etc.

Apesar de ser a celebração para um casal, essa é uma ótima oportunidade para curtir com os amigos do casal ou outros casais. Por que não planejar uma viagem em grupo? Uma boa praia sempre faz bem!

8 meses: Bodas de pompom

Essas bodas também podem ser comemoradas com celebração junto aos amigos! É uma oportunidade boa para curtir a vida social do casal. Que tal marcar uma noite com os amigos do casal, fazer um churrasco ou passeio?

É ótimo também para tirar o dia para ir à praia ou passar a tarde na piscina, seja só o casal ou com os amigos do casal!

9 meses: Bodas de pirulitos

Essas são bodas mais “doces”! As bodas de pirulitos representam a entrada do nono mês de namoro. É uma data a ser comemorada de forma mais caseira. Pode ser celebrada, por exemplo, pelo casal cozinhar junto e depois assistir um filminho.

E, se for o caso, porque não preparar uma sobremesa deliciosa juntos? Além disso, como opção de presente, você pode dar algo que lembre o começo do namoro e colocar um pirulito na embalagem. Muito fofo, não é?

10 meses: Bodas de pintinhos

Ok! Sei o que você deve estar pensando! Realmente é um nome bem incomum para bodas, mas tem uma explicação. As bodas de pintinhos são comemoradas no décimo mês de namoro e simboliza o cuidado, respeito e afeto!

Sabe como a galinha cuida dos seus pintinhos com todo aquele carinho e proteção? Pois é exatamente o que significa essa boda. Apesar do nome, é uma das datas mais bonitas do namoro, já que tem esse significado tão forte e fofo.

Para essa data, os casais não costumam dar presentes e sim demonstrar o seu amor e respeito na relação. Faça um vídeo fofo ou escreva uma carta sincera sobre os seus sentimentos. Se você for menos tímido, leia a carta olhando nos olhos do seu amor! Será um momento muito forte e íntimo da relação.

11 meses: Bodas de chiclete

Por outro lado, vêm as bodas de chiclete! Comemorada no 11º mês, essa data vem com muita animação, diversão e companheirismo. Afinal, é quase um ano de namoro! Por isso, é hora de testar os limites e experimentar algo novo.

Faça um passeio diferente, como acampar ou sair em uma trilha! Que tal ir visitar uma praia deserta e pouco frequentada? Isso será a prévia da próxima data, que é muito importante: o primeiro ano de namoro!

1 ano: Bodas de milagre (bodas de kama-sutra)

Então, finalmente chegamos em uma data muito aguardada: um ano de namoro! E, não tem outra opção, o negócio é comemorar e demonstrar mais amor e respeito! Por isso, um jantar romântico com direito a champagne ou vinho é uma boa ideia.

“Mas espera um pouco! Porque essas bodas têm esses nomes?”, você deve estar se perguntando! Primeiro, bodas de milagre surge de uma brincadeira comum entre os solteiros. Muita gente acredita que aquele amigo ou amiga não consegue ficar um ano namorando, e por isso chamam a data de “milagre”.

Sobre o outro nome, kama-sutra… Você já deve saber do que se trata! O kama-sutra é o livro indiano do comportamento sexual humano, onde há várias posições sexuais para os casais reproduzirem. Ter esse nome significa que talvez seja hora de apimentar as coisas no quarto. Então fica a seu critério usar a imaginação!

2 anos: Bodas de dedo-de-moça

Em primeiro lugar, dedo-de-moça é o nome de uma pimenta muito famosa. Por isso, o presente mais comum para dar nessas bodas é o famoso chocolate com pimenta.

Para quem quer comemorar além do presente, é ótimo sair para experimentar um jantar típico de culinárias apimentadas como a mexicana, coreana e indiana.

3 anos: Bodas de cristal

As bodas de cristal representam o terceiro ano de namoro. Nesse meio-tempo, o casal já está muito familiarizado com a relação, mas talvez não o suficiente. Dessa forma, uma ideia legal para comemorar a data é planejar algo juntos, como uma viagem mais longa.

Assim, o casal pode passar alguns dias sozinho e aproveitar um pouco do cotidiano diário da companhia um do outro. Não precisa ser um lugar caro e longe, uma praia ou um bom hotel-fazenda são ótimas opções.

4 anos: Bodas de quartzo azul

As bodas de quartzo azul possuem muita relação com a água. Por isso, nada melhor para celebrar a data como uma ida à praia, rio, piscina ou mesmo parque aquático. Uma dica legal também é sair para comprar roupas de banho juntos antes do passeio!

5 anos: Bodas de paixão

Em primeiro lugar, as bodas de paixão exigem um esforço maior do casal na celebração. Afinal, são 5 anos de relacionamento e o nome é “bodas de paixão” ou seja… Essa paixão precisa ser demonstrada de alguma forma.

Afinal, é nessa data que se comemora um relacionamento mais maduro e menos animado. Mesmo assim, é preciso manter a paixão acesa. Por isso, nada melhor do que um jantar bem romântico, um quarto decorado a luz de velas e, claro, muito amor.

Casal no restaurante
Bodas de paixão celebram 5 anos de relacionamento (Foto: depositphotos)

6 anos: Bodas de rosas

Essas bodas significam compromisso, apesar de que 6 anos de namoro já demonstram bastante comprometimento. Mas não é compromisso com a relação, mas com o seu amor. É uma data para deixar claro o respeito que se tem pela pessoa amada.

Muitas pessoas usam a data para avançar um passo na relação, seja com um pedido de noivado ou mesmo decidir morar juntos. Mas isso não é obrigatório! Você pode simplesmente presentear seu amor com um joia ou acessório, como símbolo do seu amor.

7 anos: Bodas de tulipas

As bodas de tulipas são comemoradas aos sete anos de namoro! Muitos casais chegam neste período de namoro, por isso, é mais comum do que se imagina. Uma boa ideia de comemorar é decorar a casa com tulipas e passar o dia juntinhos!

8 anos: Bodas de flor de jade

A flor de jade é uma flor muito rara e considerada uma das mais bonitas do mundo. Por isso, as bodas com esse nome representam a celebração de um relacionamento longo e firme. O que, infelizmente, é tido como raro nos dias atuais.

Possivelmente, em 8 anos de namoro, o casal já enfrentou crises, passou por brigas e desentendimentos, mas ainda estão juntos. Isso significa muito, quer dizer que o amor, a confiança e o afeto permanecem mesmo com as diferenças.

Por isso, nada mais bonito para celebrar essa data do que montar um álbum de fotos e viajar! Ao fim, completar o álbum de fotos com as fotografias da viagem!

9 anos: Bodas de orquídeas

As orquídeas são famosas pela beleza e delicadeza. Elas também dão o nome as bodas de 9 anos de namoro. É uma marca e tanto, mas muitos casais chegam às bodas de orquídeas. A data representa a beleza das coisas simples do dia a dia.

Para os casais que moram juntos, uma ideia legal de celebrar é decorar a casa para o seu amor e fazer aquele jantarzinho romântico. Mas, claro, com direito a mimos, um filminho depois e tudo mais que a imaginação permitir.

Já para os que ainda moram separados, um fim de semana no campo ou na praia pode ser a oportunidade perfeita para passar os dias agarradinhos com o seu amor. Por isso, não tem desculpa, essa é uma data para demonstrar apego e paixão.

10 anos: Bodas de milagre

Você lembra das bodas de um ano de namoro? Pois é, as bodas de 10 anos também se chamam “bodas de milagre”. As duas têm o mesmo nome, pois representam a mesma coisa. Ou seja, significam comemorar e demonstrar amor e respeito!

No primeiro ano de namoro, tem toda aquela questão de conquista de relacionamento. Aos dez anos (uma marca comum em vários namoros), a premissa é a mesma. Dessa vez, você tem um relacionamento muito mais longo e significativo.

É o momento para avançar passos, demonstrar amor, respeito e, acima de tudo, agradecer pela história do casal. Viajar é um dos melhores jeitos de celebrar a data, mas fica a critério e preferência do casal.

11 anos: Bodas de romance

Aos 11 anos de namoro, comemora-se as bodas de romance. Ela tem esse nome porque marca uma nova etapa do relacionamento. Pois, o casal já está maduro e, provavelmente, já deu muitos passos importantes em sua história.

Por isso, o “romance” do título significa recomeço e crescimento. É hora de se inspirar no seu amor para planejar um futuro juntos e celebrar a data junto às pessoas que ambos amam. Uma festinha em casa é uma ótima alternativa.

12 anos: Bodas de estrela do mar

Tal qual as bodas de quartzo azul, as bodas de estrela do mar têm uma enorme relação com a água. Nesse caso, o oceano. Sendo assim, nada melhor do que uma boa viagem à praia.

Mas essa data merece algo mais trabalhoso e esforçado, por isso, é melhor ir a uma praia que vocês não conhecem. Uma aventura pode ser muito benéfico e inesquecível para o casal.

13 anos: Bodas de sereia

Semelhantemente às bodas de estrela do mar, as bodas de sereia têm relação com o oceano. Mas, se não quiser repetir a mesma ideia da praia, uma dica é celebrar em casa mesmo.

Você pode fazer um jantar romântico usando frutos do mar ou peixe no forno. Drinks tropicais e afrodisíacos são um bônus bem legal. Desse modo, a casa vai ficar com aquele cheirinho típico de praia.

14 anos: Bodas de doce de leite

As bodas de doce de leite são comemoradas no 14º aniversário de namoro. Elas significam a doçura e sensatez de uma relação madura. Por isso, o jeito mais indicado para celebrar é de um modo simples. Fazer a comida preferida do seu amor ou ir no restaurante favorito dele(a) são ótimas alternativas.

15 anos: Bodas de amor eterno

Por fim, comemora-se as bodas de amor eterno aos 15 anos de namoro. Estas são as últimas bodas oficiais de namoro, uma vez que é difícil que este tipo de relacionamento dure tanto tempo sob o nome de “namoro”. Geralmente, após esse período, o casal já se refere a relação com outros nomes.

E nessas bodas não têm outra opção, o jeito é fazer uma festa legal com as pessoas importantes para o casal. Não precisa ser uma festa grande ou com muitos convidados, isso fica a critério do casal.

Mas, se a festa não for uma opção legal para você, talvez uma viagem internacional seja mais interessante para os pombinhos!

Casal turista
Uma boa forma de comemorar 15 anos de namoro é fazendo uma viagem (Foto: depositphotos)

Use a criatividade para celebrar

Por último, agora que você conhece as bodas de namoro e os seus significados, é bom lembrar que a comemoração de cada data especial vem da imaginação de cada casal. Apesar das dicas, é sempre bom apostar naquilo que você acha que vai deixar ambos felizes e satisfeitos.

Lembre sempre de renovar os votos de respeito e amor ao seu parceiro (a). Procure sempre dizer palavras bonitas em cada bodas, porque demonstrar por palavras também é importante. Por isso, aposte na criatividade e, claro, no amor!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *