Comemoração

Bodas de algodão [SAIBA TUDO]

Neste artigo, as bodas de algodão são as protagonistas, pois a sociedade sempre celebra datas marcantes. Não poderia ser diferente com os aniversários de casamento. Para cada ano completado, há uma nomenclatura específica. Sendo assim, existem as bodas de algodão, de papel, de trigo, de prata, de ouro etc.

As bodas são nomeadas de acordo com a duração do relacionamento. Por exemplo, bodas de ouro é algo valioso e celebrado nos 50 anos de casamento. A medida que o tempo é menor ou maior, o valor do objeto que representa as bodas varia.

Para 25 anos, são bodas de prata. Já para anos iniciais são utilizados materiais de valores menos representativos, mas de significados bem interessantes.

Especificamente falando das Bodas de Algodão elas existem para celebrar 2 anos de casamento. Embora seja tão pouco tempo de união, quem já viveu esses 24 meses sabe o quanto ele foi intenso.

Por que celebrar as bodas de algodão?

Apenas dois anos de casamento são suficientes para se festejar? Sim! Isso porque são nos primeiros anos de união, primordialmente no primeiro e segundo, que o casal passa pelo período de grandes adaptações, principalmente se eles não moravam juntos antes do casamento oficial.

Casal abraçado
As Bodas de Algodão representam dois anos de matrimônio (Foto: depositphotos)

Para que duas pessoas possam conviver em harmonia é preciso que um saiba respeitar o espaço do outro. Nos primeiros meses morando juntos, isso é uma arte que poucos dominam. Tudo é novidade.

Dividir tarefas, maior tempo juntos, mesmo quarto, mesmo banheiro, mesma cama. Por mais simples que isso possa ser, no dia a dia, se acostumar a dividir todos os momentos é algo que carece de dedicação e até aprendizado de ambas as partes.

Por isso, muitos casais afirmam que são nos dois primeiros anos que as brigas e desentendimentos são mais intensos. É o período de extrema mudança e que duas pessoas que receberam diferentes tipos de educação passam a morar no mesmo espaço e a compartilhar todos os momentos.

Muitas vezes o romantismo acaba logo nos primeiros meses e o que para alguns é motivo de desespero, para outro é tempo de superação. E é pensando nesse tempo de desafios que o casal deve, sim, celebrar as bodas de algodão! Veja em tópicos os motivos pelos quais é preciso celebrar:

Comemorar os desafios superados

Se vocês estão juntos após 2 anos de união é porque superaram as diferenças dos primeiros meses e já sabem como conduzir a convivência respeitando um ao outro. Por isso, é importante comemorar os desafios superados.

Aumentar o romantismo

Um jantar romântico, flores, presentes ou uma cartinha servem para aumentar o romantismo da relação. Nada mais desgastante para o amor do que a convivência diária. Por isso, nos dois anos de casamento é uma boa ideia dar um tempo na rotina e fazer uma comemoração básica.

Reencontrar amigos

Depois que o casamento acontece, o tempo diminui para alguns casais. Se você fizer um encontro para celebrar os 2 anos de união é uma forma de reencontrar aquelas pessoas que foram importantes no casamento. Seus padrinhos, familiares e amigos mais chegados.

Sair da rotina

Depois de dois anos de casamento, a rotina do casal já está ficando monótona. Nada mais justo do que dar uma acelerada na emoção e se engajar nas surpresas que envolvem os 2 anos de casamento. Cada um pode ficar com a organização de uma coisa, assim vocês dão um chega para lá na rotina exaustiva.

Significado das Bodas de Algodão

Mas você sabe porque são bodas de algodão? Como falei no início do artigo, cada boda é representada por um elemento que traduz as características do tempo de união.

As Bodas de Diamante, por exemplo, é quando o casal completa aniversário de 60 anos de casamento. Isso é justificado pois o diamante é um cristal dos mais resistentes do mundo. Além, é claro, de ser bastante valioso! Ou seja, um casamento que dure 6 décadas é considerado precioso como um diamante!

E as bodas de algodão, você sabe o que significa? Se você pensar um pouco sobre as características desse elemento saberá identificar os motivos pelos quais escolheram o algodão para representar os dois anos de casamento.

A fibra de algodão é um elemento natural que nasce em galhos mais secos. O algodão natural é branco, frágil, mas serve para muitas coisas, sendo a matéria-prima para a confecção de tecidos e acessórios para uso médico, fármaco e higiene pessoal.

E como ele pode representar os primeiros de casamento? Simples. O algodão é macio, assim como o relacionamento em seu início: fofo e sem máculas. Ele é frágil e fácil de se dissolver, porém é adaptável e maleável.

Um algodão precisa de proteção e necessita de um armazenamento adequado para não pegar poeira e se sujar, porém se bem conservado pode durar anos. Não parece mesmo que estamos falando de um casamento? Cuidado, proteção, fragilidade etc.

Apesar das Bodas de Algodão se referirem à fibra do algodoeiro, também podemos fazer relação com um algodão um pouco diferente, o algodão doce.

O algodão doce é um alimento feito basicamente de açúcar que em contato com o calor, começa a derreter e se cristalizar. Assim sendo, uma pessoa começa a enroscar esse açúcar semi-cristalizado em um palito e ele se transforma em um doce fofinho com a textura praticamente igual à fibra de algodão.

Por isso é chamado de algodão doce. E quando partirmos para relacioná-lo aos 2 anos de casamento, podemos também fazer uma comparação bem pertinente. Por exemplo, o algodão doce é lindo, pode ser colorido e encanta a todos (adultos e crianças) com o seu formato. Assim é o amor entre duas pessoas. É capaz de conquistar admiradores.

Casal com algodão doce
Apesar de maleável, o algodão é frágil e merece cuidado, assim como o casamento (Foto: depositphotos)

Sua fragilidade é perceptível também, uma vez que o doce não pode ser exposto à água ou calor, pois se derrete muito rapidamente. O casamento também deve ser preservado de determinadas situações, a fim de não por em risco os melhores sentimentos.

Por último, podemos falar no doce do algodão. Ele é perfeito para quem aprecia açúcar, porém torna-se enjoado, se consumido sem moderação. Na prática, podemos trazer esse ensinamento também para o casamento. Não podemos abusar dos ciúmes ou da posse da pessoa amada, do contrário podemos gerar repulsa da outra parte. É crucial respeitar o espaço do seu par.

Temos um artigo super completo sobre o real significado das bodas de algodão que você pode conferir.

Mensagem de bodas de algodão

A internet está cheia de mensagens que você pode usar na sua comemoração. Em geral, os casais podem escrever cartas de próprio punho, fica mais intimista.

Porém, há frases ou poemas que são clássicos e traduzem realmente o que o casal sente um pelo outro. Veja alguns escritos que são a cara de uma celebração de amor:

1.

“Esse é um dia mais que especial
Este é um dia
Mais que especial,
É o dia que o meu amor
Se uniu ao seu,
Para nunca mais separar.
Vivemos vários momentos
Em nossa vida juntos,
Como diz o poeta cantor,
“São tantas emoções…”
Mas saiba, meu amor,
Que todos estes dias
E emoções
Que juntos vivemos,
Foi, é, e será sempre
O que tenho de melhor
Em minha vida… Você!
Parabéns ao Nosso Casamento
Amor, hoje em nosso aniversário de
casamento, eu desejo que o nosso
amor seja tão intenso, que suporte
a rotina inevitável. Que seja como
o céu, imenso, e não veja no outro
os defeitos insuperáveis.
Que seja este sentimento muito
forte para que cada dia apague
uma agonia. Que saiba navegar
para o norte quando ao sul se
apresenta com ventania.
Que com o passar do tempo seja
cego para que não veja tudo.
Que possa com sabedoria como
o vento varrer com força e para
longe o luto.
Que dois sejam sempre um e que
um possa ser sempre dois para
que assim o gosto amargo do rum
apague o gosto do feijão com arroz.
Que que sejam os dois, quando
necessário, surdos, mudos e cegos,
pois só assim ambos solidários
não ferirão ferozmente o ego.
Desejo a nós, muita paz, amor e
saúde! Eu te amo minha mulher!”

2.

“Casar com você foi a melhor coisa. Obrigado por fazer de mim este homem tão feliz, tão completo! Nunca pensei ter uma pessoa tão especial, tão maravilhosa ao lado. Obrigado por ser a minha companheira, por ser a minha mulher, por ser esta pessoa maravilhosa!

Hoje não é simplesmente o nosso aniversário de casamento – é o aniversário daquilo que sempre sonhei em ter – felicidade! Dormir com você, acordar com você, este é o melhor presente que poderia ganhar. Conhecer, me casar com você, foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu te amo! Feliz aniversário de casamento!”

3.

“Nosso aniversário de casamento

Hoje comemoramos mais um ano de casados e me lembro sempre do dia em que subi ao altar para juntar minha vida à sua.

Os anos se passaram e quando penso naquele dia continuo sentindo no meu peito a mesma emoção e o mesmo calor que senti quando vi seu rosto ao entrar na igreja.

Nós somos um casal feliz, tenho orgulho do nosso amor e da nossa vida, e de tudo que construímos. Mais um ano eu celebro o aniversário de um dos dias mais felizes da minha vida, e da melhor decisão que já tomei: dizer sim ao nosso amor!

Eu desejo que este dia se repita ainda muitas e muitas vezes, e que possamos ter em nosso calendário afetivo muitas outras datas especiais para comemorar.

Obrigada pelo marido maravilhoso que você é para mim! Viva o nosso amor, e brindemos à nossa linda união. Eu te amo!”

Quer mais frases e poemas românticos como esses? Leia nosso artigo sobre “Mensagens para Bodas de Casamento”.

Como comemorar as bodas de algodão?

Existem diversas maneiras de comemorar as bodas de algodão de um casal. Vamos dar algumas ideias incríveis para esse dia não passar em branco.

Viagem

Essa é uma forma inesquecível de comemorar o aniversário de casamento. Contudo, é uma das mais dispendiosas. Passagens, hospedagem, alimentação e passeios podem pesar no orçamento, caso o casal esteja mais apertado financeiramente.

Mas é inegável que é uma das opções mais memoráveis e divertidas. Vocês podem voltar ao lugar da lua de mel e reviver os dias mais lindos da vida do casal ou ainda conhecer um destino novo que já estava na lista faz tempo.

E nem é preciso ir para longe… se o orçamento estiver apertado, planeje um deslocamento pequeno. O mais importante é sair da rotina.

Jantar romântico

Se a grana está mais curta ou os compromissos impedem o casal de pegar a estrada, não tem problema. Que tal programar um jantar romântico nas bodas de algodão? Você tem duas opções: sair para jantar fora em um restaurante ou preparar algo na casa de vocês.

Capriche no menu e tirem esse tempo para celebrar a união fazendo um brinde, degustando uma delícia e renovando os votos de casamento.

Festa

A festa é a mais escolhida entre os casais. Isso porque, o brasileiro adora festejar e não podemos negar que essa é uma forma divertida de comemorar 24 meses de casamento.

O orçamento pode varia bastante. Desde uma comemoração com diversos convidados, como também uma festinha íntima só para o casal ou pessoas mais chegadas. É importante que a festa tenha uma decoração apropriada e também um bolo temático. É somente esses dois aspectos que nos debruçamos agora.

Bolos para Bodas de Algodão

O bolo é um elemento importante de uma festa. Afinal, ele costuma apresentar aos convidados o tema da celebração. E para fazer um bolo temático existem diversas formas.

Por exemplo, é comum bolos com algodões doces no topo. Além de ficar uma gracinha, o doce lembra bem o significado da união. Veja apenas dois exemplos de ideias de bolo para bodas de algodão:

1

(Foto: Reprodução | Surpresa Criativa)

2.

(Foto: Reprodução | Criativa Cake)

Esses dois bolos fazem parte da nossa coletânea disponível no artigo “Bolos para Bodas de Algodão” são 30 ideias para você inovar na sua comemoração.

Decoração de bodas de algodão

Para complementar o bolo temático, nada melhor do que uma linda decoração. Na verdade, você pode até complementar o significado da comemoração deixando mensagens espalhadas pela mesa ou até em lembrancinhas para os convidados.

Os algodões doces são o princípio de toda decoração. Mas você também pode fazer uso de quadrinhos, fotografias espalhadas, velas ou flores. Trouxe neste artigo 3 exemplos de decorações lindas para bodas de algodão, veja:

1.

(Foto: Reprodução | Elo 7)

2.

(Foto: Reprodução | Nossas Bodas)

3.

(Foto: Reprodução | Inesquecível Casamento)

Note como esses três tipos de decoração utilizam algodões doces e quadrinhos para relembrar os motivos da comemoração. Fica realmente encantador. Quer ver mais ideias? Veja o artigo “Decoração para Bodas de Algodão”.

Devo comemorar as bodas de algodão?

Sim! Qualquer união vale a pena ser celebrada. O amor é sim, merecedor de todo tipo de celebração! Aproveite nossas dicas exclusivas e planeje-se bem para essa ocasião não passar em branco!

Os dois anos de casamento é pouco tempo quando comparado com uma vida inteira juntos, mas você deve valorizar a experiência e emoções vividas durante esse período. Não deixe escapar e invista em momentos inesquecíveis junto ao seu par!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *